Arquidiocese de Braga -

3 setembro 2025

XXIII Domingo do Tempo Comum | C

Fotografia

“Quem não toma a sua cruz para Me seguir, não pode ser meu discípulo”

Celebrar em comunidade

Itinerário simbólico

Arranjo floral simples.

 

Sugestão de cânticos

[Entrada] Vinde, prostremo-nos em terra – A. Cartageno

[Apresentação dos dons] Bendito seja Deus – Az. Oliveira

[Comunhão] Se alguém quiser seguir-Me – C. Silva

[Final] Vamos partir – F. Silva

 

Eucologia

[Orações presidenciais] Orações do XXIII Domingo do Tempo Comum

[Prefácio] Prefácio da Oração Eucarística para as diversas necessidades III

[Oração Eucarística] Oração Eucarística para as diversas necessidades III

[Bênção] Orações sobre o povo número 15

 

Catequese Mistagógica

Prefácio

A palavra “Prefácio” tem origem no Latim «prae-fatio» (de «fari», dizer; em grego «pro-logo»): o que se diz antes, o que se pronuncia primeiro, preâmbulo. Chama-se, na Liturgia Romana, Prefácio à primeira parte da Oração Eucarística, o louvor a Deus Pai, que inicia com o diálogo do sacerdote com o povo que, sobretudo aos Domingos e Festas, deveria ser cantado. Segue-se o corpo do Prefácio, propriamente dito, com os motivos de louvor e gratidão pelos quais todos são convidados a glorificar a Deus. O Prefácio conclui com a aclamação do «Sanctus», que deve ser cantado por toda a comunidade, pois o Prefácio já forma parte da Oração. O Prefácio vai variando conforme o Tempo Litúrgico e as Solenidades e Festas. A nova revisão do Missal Romano ampliou notavelmente o número de Prefácios que se podem escolher. Tenha-se atenção ao Missal Romano, pois pode usar-se um dentre a grande variedade de Prefácios, conforme o Tempo Litúrgico, as Solenidades e Festas ou as temáticas, que a Palavra de Deus propõe.

 

Ministérios Litúrgicos

Muitas vezes, os músicos sofrem de presunção; tentam coisas que estão acima das suas capacidades. Mais vale fazer o simples bem e com empenho do que laçar-se num desastre, tentando coisas acima das nossas capacidades.

Ao valorizar-se, neste Domingo, o momento de Preparação Penitencial, optando pela fórmula C, se possível, cantada por um solista com a resposta do povo, e escolhendo a primeira fórmula que vem nas sugestões alternativas no Missal Romano, faça-se um belo momento de aclamação da misericórdia divina.

 

Preparação Penitencial

Valorize-se o momento de Preparação Penitencial. Pode iluminar-se a Cruz com um projetor de luz e enfeitá-la com algumas flores. O presidente da celebração poderá convidar os fiéis a olhar, a contemplar a Cruz.

 

Evangelho para os jovens

Seguir Jesus é uma escolha de coragem. No Evangelho deste Domingo, Jesus faz um convite ousado e direto a todos, mas sobretudo aos jovens: «se alguém vem ter comigo, sem Me preferir ao pai, à mãe, à esposa, aos filhos, aos irmãos, às irmãs, e até à própria vida, não pode ser meu discípulo». Ele não está a dizer para odiar os pais ou a si mesmo, mas a ponderar se, de facto, estamos na disposição de O seguir verdadeiramente: Jesus tem de estar em primeiro lugar, mais do que os nossos planos e a nossa vontade.

Ser cristão é uma escolha. Vivemos num tempo em que muitas pessoas seguem o que está na moda. Mas Jesus não é “de modas”. Ser cristão é uma decisão profunda e corajosa, é uma decisão de coração. Jesus compara isso com «construir uma torre» ou «ir para uma guerra»: antes de começar, é preciso pensar, calcular e decidir com responsabilidade se se tem argumentos para avançar, concluir ou vencer.

Seguir Jesus não é para quem quer uma vida fácil, cómoda, é para quem busca uma vida com sentido. E isso implica «tomar a Cruz» de cada dia. E os jovens são capazes de decisões arrojadas, de opções por uma vida com sentido, com Jesus. A Cruz é “o sinal mais” de um amor verdadeiro, oblativo, que não desiste perante as dificuldades.

Para os jovens, a «Cruz» pode ter muitas formas: pode ser um «dizer não» à pressão dum grupo que quer insistir no erro; ser honesto na vida, quando outros faltam à verdade e à transparência; defender a fé cristã num ambiente hostil à fé; ter coragem de viver uma vida de uma entrega total ao plano de Deus. Tudo isto é cruz, mas também é liberdade. Viver com Jesus é ser livre, verdadeiro, feliz. Jesus não desilude. Jovem, não tenhas medo de seguir Jesus!

 

Oração Universal

V/Irmãs e irmãos: como não conhecemos os planos do Senhor, mas acreditamos que Ele nos escuta, façamos subir até Ele a nossa oração universal, pedindo confiadamente: 

R/Concedei-nos, Senhor, a vossa graça.

  1. Pela santa Igreja católica e por todos os seus filhos, pelos que procuram a Cristo noutras comunidades e por todas as pessoas sinceras que ainda O não conhecem, oremos. 

  2. Pelos presbíteros ao serviço do povo cristão, pelos fiéis que desejam imitar Jesus em pobreza e castidade e pelos que tomam a sua cruz e O seguem, oremos. 

  3. Pelas pessoas preocupadas com a justiça, pelos cientistas que se consagram à investigação da verdade e por todos os que têm de fazer escolhas decisivas, oremos. 

  4. Pelos que vivem sobrecarregados de trabalho, pelos que procuram um amigo que os acolha e pelos casais cristãos em dificuldade, oremos. 

  5. Pelos jovens que estão em tempo de fazer escolhas, pelos que se deixam tocar pelo apelo direto de Jesus e por todos os que se comprometem numa escolha ousada com sentido, oremos.

  6. Pelos que, entre nós, estão mais tristes, por nós próprios e pelas nossas famílias e pelos que mais precisam da nossa oração, oremos. 

    V/ Senhor, nosso Deus e nosso Pai, para quem se dirigem os nossos passos, ajudai-nos a olhar para o vosso Filho, que, levando a sua Cruz, nos abriu já o caminho da Vida. Ele que vive e reina por todos os séculos dos séculos.

    R/ Ámen. 

     

     

Encontrar o Pão na Palavra

Meditação Eucarística

Ao longo da História da Salvação, o Povo de Deus foi muitas vezes tomado por um ímpeto construtor. O Rei David construiu o primeiro Templo e, depois do Exílio, os judeus lançaram logo mão à reconstrução do segundo Templo. No tempo de Jesus, o povo extasiava-se com o esplendor das renovações com que Herodes tinha presenteado os judeus, ao ponto de Jesus ter profetizado a sua destruição. De facto, se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a constroem. Por isso, antes de decidir o que construir, devemos ponderar se podemos levar até ao fim a obra. A Eucaristia é o lugar onde Deus constrói o Novo Templo Santo, não feito de mãos humanas, mas o Corpo eclesial, Pedras Vivas com Cristo, Pedra Angular.

 

 

Sair em missão

Que as famílias, durante esta semana, retomem a leitura do Evangelho em família e reflitam sobre o pedido de Jesus: «tomar a cruz», optar por Jesus. Estou disposto(a) a fazer a minha escolha por Jesus?


Download de Ficheiros

c_comum_23.docx

Pão na Palavra

1920x1080_23.jpg

1080x1920_23.jpg

1024x768_23.jpg