Arquidiocese de Braga -

6 janeiro 2026

Batismo do Senhor

Fotografia

“Este é o meu Filho muito amado”

Celebrar em comunidade

Itinerário simbólico

Como elemento simbólico para o espaço litúrgico, sugere-se que continue, diante do Altar ou num local visível na Igreja, um saco de serapilheira ou similar aberto. Nele será colocada a semente da “filiação”, para recordar quem somos aos olhos de Deus e viver com a alegria de sermos Seus filhos amados.

 

Sugestão de cânticos

[Entrada] Louvemos a Santíssima Trindade – J. Santos

[Rito da Aspersão] Vós que fostes batizados – F. Santos

[Apresentação dos dons] Cristo desceu às águas do Jordão – F. Silva

[Comunhão] Recebestes um espírito – C. Silva

[Final] O amor de Deus repousa em mim – M. Luís

 

Eucologia

[Orações presidenciais] Orações do Batismo do Senhor

[Prefácio] Prefácio do Batismo do Senhor

[Oração Eucarística] Oração Eucarística III

[Bênção] Bênção solene do Tempo Comum II

 

Ministérios Litúrgicos

Jesus, por intermédio do profeta Isaías, é identificado como o “humilde servo”. De que forma o serviço aos outros pelo serviço do altar me torna mais semelhante a Jesus Cristo?

 

Introdução ao Espírito Celebrativo

Depois da saudação inicial do presidente da celebração, um leitor faz a seguinte admonição:

De Belém ao Jordão, trinta anos vão. Com a Festa do Batismo do Senhor, manifesta-se até onde vai o horizonte do amor de Deus, que desceu dos céus, e, por meio do seu Filho, assumiu a nossa condição humana, para nos tornar filhos no Filho. De facto, o Batismo é uma passagem para uma vida nova. Como Jesus, cada batizado é convidado a viver uma vida nova, ou seja, passando por este mundo fazendo o bem. 

Convocados a entrar no mistério de Cristo, deixemos que a força de Deus desça sobre nós para que sejamos neste mundo manifestação de gestos de bondade e ternura de Deus!

Hoje, queremos recordar também o nosso Batismo, em que os nossos pais e padrinhos decidiram acompanhar-nos numa caminhada de fé, esperança e caridade no nosso dia-a-dia.

 

Rito da Aspersão

Propõe-se que, nesta celebração, se realize o rito de aspersão, conforme o formulário B proposto no Missal Romano.

 

Introdução à Liturgia da Palavra

Antes da proclamação da Palavra, enquanto se entoa um cântico apropriado, os leitores avançam pelo meio da assembleia com a semente e apresentam-na à assembleia. No final do cântico, enquanto mostram a semente à assembleia, será lida uma admonição orante, que introduzirá brevemente no sentido da escuta da Palavra e do sentido que a semente pretende fazer germinar em nós:

Hoje, o céu abre-se e Deus fala. E o que Ele diz a Jesus, diz também a cada um de nós: “este é o meu filho muito amado”. A Palavra recorda-nos quem somos aos olhos de Deus, filhos e filhas amados, chamados a viver com leveza, confiança e alegria. Que esta certeza nos transforme, para que a nossa vida se torne reflexo do amor do Pai e para que, através de nós, outros descubram também a sua dignidade de filhos amados.

Depois dessa admonição, os leitores colocam a semente sobre o saco, seguindo-se a proclamação da Palavra.

 

Evangelho para todos

Com a Festa do Batismo do Senhor termina o ciclo do Natal e começa o Tempo Comum, em que meditaremos sobre o que Jesus faz, o que ensina, quem acolhe e a quem se dirige. Depois de receber o Batismo de João, que tinha um sentido penitencial e de conversão, S. Mateus escreve que “se abriram os céus” e que se ouviu uma voz. O Batismo de Jesus permite acolher o que Deus comunica com a humanidade. A mensagem vinda do céu, através da voz, é um eco daquilo que escutámos na primeira leitura: “eis o meu servo, a quem Eu protejo, o meu eleito, enlevo da minha alma”. Assim, Jesus é investido como o Messias, o Enviado de Deus.

Hoje, o Batismo é também uma passagem para uma vida nova. Como Jesus, todos nós batizados somos convidados a viver uma vida nova, a participar ativa e criativamente num modo renovado de sermos Igreja. A missão para a qual cada batizado é enviado é a mesma de Cristo: ser sinal de luz, de serviço, de liberdade, da revelação do amor de Deus.

 

Oração Universal

V/ Irmãos e irmãs: recordando o Batismo de Jesus, o Filho muito amado de Deus Pai, que ilumina as noites de fé ao longo do caminho, oremos ao Senhor e confiemos-Lhe a nossa condição de filhos, dizendo:

R/ Iluminai, Senhor, a terra inteira. 

 

  1. Pela Santa Igreja: para que se manifeste ao mundo como verdadeira Mãe, geradora de vida, para todos os que reconhecem que Deus é Pai. Oremos.

  2. Pela nossa sociedade e pelos que a governam: para que possam contar com o contributo próprio que a luz da fé traz à cidade das pessoas, para a sua vida em comum. Oremos.

  3. Pelos servidores do Evangelho, pelos candidatos ao Batismo, por seus pais e seus padrinhos: para que sejam amparados e sustentados pelo testemunho luminoso dos cristãos. Oremos.

  4. Pelas famílias cristãs, pelos que buscam a Deus com retidão e por todos nós batizados: para que aprendamos a sair em missão para multiplicar a esperança no serviço fraterno ao próximo. Oremos.

V/ Senhor, nosso Deus, reavivai em nós, pelo Espírito Santo, o dom e a alegria do Batismo, para que Vos chamemos nosso Pai e nos sintamos, de verdade, vossos filhos. Por Cristo, nosso Senhor.

R/ Ámen. 

 

 

 

Encontrar o Pão na Palavra

 

Meditação Eucarística

Quando Jesus sobe da água no rio Jordão, os céus rasgam-se e uma pomba desce do céu. Este momento não pode deixar de evocar o gesto feito pelo celebrante aquando da epiclese. Nesse momento, de mãos estendidas tal as asas de uma pomba, ele diz: “santificai estes dons, derramando sobre eles o vosso Espírito, de modo que se convertam, para nós, no Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo”. De seguida, junto ao Jordão, ouve-se uma voz vinda do céu que diz: “Tu és o meu Filho muito amado, em Ti pus toda a minha complacência”. Estas palavras podem ser parafraseadas no coração do crente celebrando os Santos Mistérios: “Tu és o meu Filho muito amado dado em alimento à humanidade: tomai e comei.”

 

 

Sair em missão

Oração 

Pai,

que alegria saber-me Teu filho amado! 

Que esta certeza me dê leveza e confiança para viver. 

Faz de mim reflexo do Teu amor, 

para que outros também descubram 

que são Teus filhos muito amados.

 

Missão da Semana

Reassumindo que somos filhos de Deus, por meio de Jesus Cristo, o Filho Unigénito do Pai, vamos iniciar e terminar cada dia desta semana com o sinal da cruz e com a oração do Pai Nosso.

 


Download de Ficheiros

a_natal_5_batismo.docx

Pão na Palavra

1920x1080batismo.jpg

1080x1920batismo.jpg

1024x768batismo.jpg