26 junho 2024

Guimarães: Basílica de São Pedro acolhe festividades em honra do apóstolo

Fotografia Basílica de S. Pedro

DM

Festas em honra de São Pedro promovidas pela irmandade arrancam esta quinta-feira à noite

A Irmandade do Príncipe dos Apóstolos São Pedro, sediada na Basílica de São Pedro (largo do Toural, Guimarães), promove, de 27 a 30 de junho, a Festa de São Pedro com um programa que inclui, além das celebrações litúrgicas, uma conferência, um concerto de música sacra, a visita aos espaços da Basílica, a atuação do grupo “Jograis do Paço” e um workshop.

«Procuramos assinalar o São Pedro com um programa de atividades diversificado e aberto a toda a comunidade, num espírito de Igreja e basílica aberta, acolhedora e inclusiva, sinodal e samaritana», explica o Padre José Silvino, Juiz da Irmandade e Capelão da Basílica de São Pedro.

As atividades iniciam-se no dia 27 de junho, quinta-feira, às 21h00, na Sociedade Martins Sarmento, com uma conferência subordinada ao tema “Arte da Superação: – Eu sou aquele que sou!” em que os participantes serão convidados a analisar a relevância do fator espiritual e familiar no contexto da superação individual e inspiração criativa na arte e no desporto.  A conferência contará com a participação de Henrique Sereno (ex-futebolista profissional e dirigente desportivo), Steven Vitória (futebolista profissional) e Maria João Soares (The Voice Portugal).

No dia 28 de junho, entre as 09h00 e as 10h00, haverá um momento de adoração e reconciliação, seguindo-se a celebração da eucaristia e um “workshop” subordinado ao tema “A beleza com fé” (com a participação de Isabel Caneja Amorim). Pelas 21h30, na Basílica de São Pedro, realiza-se o concerto de música sacra “Tu és Pedro” com a participação do grupo Ensemble Cant’Arte.

Para o dia de São Pedro, 29 de junho, às 10h00, está agendada uma eucaristia solene presidida pelo Cónego José Paulo Abreu, Deão da Sé Primacial, com a participação do Orfeão de Guimarães. Da parte da tarde, a partir das 15h00, será apresentado o projeto “Hereditas”, permanecendo a Basília de São Pedro aberta para visitas e para a atuação do grupo “Jograis do Paço”.

As festividades encerram no dia 30 de junho, pelas 11h00, com o cortejo litúrgico “Faz-te ao Largo” seguido de eucaristia votiva do padroeiro.

A Irmandade tem em curso diversos projetos, sendo a prioridade a reabilitar a torre e a iluminação exterior da Basílica de São Pedro, substituir o sistema elétrico, preservar madeiras e reparar altares.