4 julho 2024

Eucaristia marca o IV Dia Mundial dos Avós e dos Idosos na Sé

Fotografia DR

Departamento Arquidiocesano Pastoral Familiar

O “IV Dia Mundial dos Avós e dos Idosos” vai celebrar-se no domingo 28 de julho. Este dia especial, instituído em 2021 pelo Papa Francisco, festeja-se no domingo mais próximo da festa de São Joaquim e Santa Ana (26 de julho), avós de Jesus. Por isso, o Departamento Arquidiocesano da Pastoral Familiar convida os Avós e os Idosos, junto com as suas famílias, a celebrarem este IV Dia Mundial na Sé Catedral de Braga, na Eucaristia das 11h30.

A celebração será presidida pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Braga, D. Delfim Gomes.

Com o lema “Na velhice, não me abandones” (Sal 71, 9), o Santo Padre sublinha que “à atitude egoísta que leva ao descarte e à solidão”, devemos contrapor “o coração aberto e o rosto radioso de quem tem a coragem de dizer “não te abandonarei!”. O Papa Francisco incentiva a que não deixemos de mostrar a nossa ternura aos avós e aos idosos das nossas famílias, e visitemos aqueles que estão desanimados e já não esperam que seja possível um futuro diferente. Mantendo-nos “junto dos idosos” – salienta o Santo Padre – “reconhecendo o papel insubstituível que eles têm na família, na sociedade e na Igreja, também nós receberemos muitos dons, tantas graças, inúmeras bênçãos!”

E porque se propõe que este Dia seja vivido em família, vão também celebrar-se as Bodas Matrimoniais dos casais que celebrem, este ano, 10 anos, 20 anos, 25 anos, 30 anos, 40 anos, e 50 ou mais anos de Matrimónio. Irão ainda homenagear-se os casais que casaram em 2023, sendo todos convidados a renovar as promessas matrimoniais. Pedimos a todos os casais que façam a sua inscrição aqui.