23 julho 2024

Acção Católica Rural realizou festival jovem em Ruílhe

Equipa de Comunicação do ACR Youth Festival

Nos dias 19, 20 e 21 de julho o Movimento Acção Católica Rural (ACR) realizou o festival jovem “ACR Youth Festival” no colégio Alfacoop, em Ruílhe, Braga.

O evento sob o tema " Faz-te ao Caminho" reuniu cerca de 200 participantes que por estes dias vivenciaram a sua fé de uma forma mais intensa, respondendo ao repto do Papa Francisco, realizado o ano passado na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Lisboa. No programa estavam incluídos torneios desportivos (futsal, voleibol e jogos sem fronteiras), vários workshops: suporte básico de vida, gestão de emoções, voluntariado e fabrico de pão e ainda, uma tenda de oração com atividades de reflexão.

A animação musical foi marcada pelas atuações dos “Follow Him” e dos “Sons de Cister”, ambas bandas de inspiração Cristã que usam a música como meio de propagação da Palavra. Entre temas do cancioneiro da ACR, bem conhecidos, e outros originais brilhantemente interpretados, foi um momento de reflexão e partilha efusiva. No final da tarde de sábado, os participantes tiveram, ainda, a oportunidade de participar num concerto-oração que convidou a todos a não irem sozinhos e a permanecerem no coração de Deus através da música. Uma belíssima forma de cada um se saber a criatura mais amada por Deus.

Os DJs Paulo Sousa e “Black Alive” trouxeram muito entusiasmo e interação com os participantes, uma energia a que ninguém ficou indiferente.

Para Patronos desta 2ª edição, do festival jovem da ACR, foram escolhidos o Beato Carlo Acutis e o mártir S. Paio. Estes dois exemplos bastantes distintos: Carlos na atualidade e S. Paio no século X distinguem-se em quase tudo exceto na coragem de dar testemunho da palavra de Deus e de enfrentarem situações limite com dignidade e perseverança. Certamente duas figuras que inspiram.

No Domingo, foi celebrada a Eucaristia, aberta à Comunidade, na Igreja Matriz de Ruílhe presidida pelo Arcebispo de Braga, D. José Cordeiro. Contou ainda com a participação do Assistente Nacional da ACR - Pe. Hélder Gonçalves e de alguns assistentes diocesanos.

Foram três dias intensos, cheios de entusiasmo no desporto, música e dança sem esquecer os momentos de oração intensos e profundos.

A Equipa de Comunicação do ACR Youth Festival