Arquidiocese de Braga -
3 fevereiro 2025
Encontro Vocacional reúne cerca de 100 participantes em Celorico de Basto
Arciprestado de Celorico de Basto
Departamento Arquidiocesano da Pastoral Vocacional
A iniciativa juntou participantes das 21 paróquias do arciprestado
O Arciprestado de Celorico de Basto acolheu, esta sexta-feira, o primeiro Encontro "Vocação (fundamentação e sinais vocacionais)", dinamizado pela Pastoral Vocacional da Arquidiocese de Braga. A adesão ao evento superou as expectativas, enchendo por completo a sede do encontro com cerca de 100 participantes oriundos das 21 paróquias do arciprestado.
O encontro contou com a presença de sacerdotes, catequistas, coordenadores de catequese, jovens, acólitos, membros dos Conselhos Económicos, grupos corais e Ministros Extraordinários da Comunhão, refletindo o interesse e o compromisso da comunidade em aprofundar a reflexão sobre a vocação cristã.
O assistente da Pastoral Vocacional de Celorico de Basto, Padre Sérgio Araújo, sublinhou a importância destes encontros no discernimento vocacional dentro das comunidades, destacando que "estas iniciativas são fundamentais para aprofundar a compreensão das vocações na Igreja". O sacerdote frisou ainda que "estas atividades visam capacitar os agentes pastorais e a comunidade em geral, promovendo uma reflexão profunda sobre a vocação cristã e fortalecendo a vivência comunitária da fé".
O encontro foi um momento de partilha e oração, em que se refletiu sobre a importância da escuta atenta da voz de Deus no caminho vocacional. "Deus tem um plano para cada um desde antes do nascimento, o que reforça a importância do discernimento. A vocação é um chamamento divino, não apenas uma escolha pessoal", afirmou o Padre Sérgio Araújo.
O momento foi composto por diferentes dinâmicas e espaços de partilha e oração, procurando também inspiração na “Conversão ao Evangelho”, um dos trilhos do “Caminho de Páscoa” que a nossa Arquidiocese de Braga nos convida a percorrer, como Igreja sinodal e missionária.
Deste modo, porque “Deus chama a todos, sem exceção, e vem, com amor e criatividade, ao encontro de cada coração por meio dos mais diversos sinais vocacionais, convidando-nos insistente e pacientemente a permanecer n’Ele”, somos interpelados “a responder ao Seu chamamento, na certeza de que só n’Ele encontramos a verdadeira felicidade, pois só permanecendo unidos a Jesus, como os ramos unidos à videira, poderemos, por meio da vocação, dar frutos de serviço e caridade, tornando-nos capazes de «levar Jesus a todos e todos a Jesus»”. Nesta sequência, desde “a vocação primeira à Vida, passando pela vocação batismal à Santidade”, o encontro procurou também promover a reflexão sobre “as vocações específicas que podemos encontrar na Igreja (matrimónio, sacerdócio, vida consagrada e vida laical)”.
Assim sendo, os agentes de pastoral presentes foram interpelados a, por meio da vocação a que cada um é chamado, “permanecer em Jesus, Luz do mundo, e deixar que o Seu amor os transforme e envie, como «Peregrinos de Esperança», conforme nos desafia o ano jubilar que estamos a viver, para que possam ser testemunho fiel do Evangelho na sua comunidade e na vida de todos os que lhes são confiados”.
O próximo encontro está agendado para o dia 28 de fevereiro, dando continuidade a este percurso de reflexão e descoberta vocacional dentro das comunidades do arciprestado.
Partilhar