Arquidiocese de Braga -
3 fevereiro 2025
Requalificação da igreja de Aveleda reflete «comunidade viva» e peregrina
Jorge Oliveira - DM
D. José Cordeiro enaltece Paróquia do Arciprestado de Braga pelas obras no templo e testemunho de fé
A igreja paroquial de Santa Maria de Aveleda, no arciprestado de Braga, reabriu sábado ao culto, depois de um ano encerrada para obras de requalificação profundas no interior.
O Arcebispo Metropolita de Braga, que presidiu à Eucaristia e bênção do templo, felicitou a paróquia pela «bela» e «magnífica» intervenção que, sublinhou, é reflexo de uma «comunidade viva» e «peregrina».
D. José Cordeiro destacou o facto da reabertura da igreja acontecer no contexto do Ano Santo Jubilar e precisamente na festa da Apresentação do Senhor, quarenta dias após o Natal.
«É muito significativo que a bênção da requalificação da igreja aconteça na Festa da Luz, também conhecida como Festa do Encontro», afirmou o prelado.
A celebração seguiu o mesmo rito usado na abertura do Ano Jubilar em cada Diocese, fazendo a memória do batismo e a bênção de uma nova Cruz, «símbolo maior da Páscoa e da entrega de Jesus».
Depois de expressar a sua alegria pelo momento, o prelado elogiou a requalificação, considerando que a igreja ficou «magnífica», com um novo «resplendor», na luz, na pintura, na arquitetura, graças ao empenho e esmero do pároco e de toda a comunidade paroquial.
«Esta comunidade é viva, ao longo da minha Visita Pastoral pude constatar isso de forma clara, na visita aos doentes, na catequese, na liturgia, na caridade, na relação e no diálogo com tantas pessoas», disse D. José Cordeiro, acrescentando que também sentiu que a sinodalidade na paróquia acontece no compromisso com a missão de Jesus Cristo.
Para a comunidade paroquial de Aveleda, o dia de sábado foi o realizar de um «sonho de algum tempo» e um «momento extraordinário», disse o pároco de Aveleda, o padre Jorge Agostinho.
Depois das obras de restauro efetuadas no exterior em 2021, suportadas pela comunidade, o templo foi objeto de uma renovação no interior no sentido de o tornar «mais acolhedor, confortável e belo».
O interior da igreja foi todo requalificado, desde as pinturas das paredes até ao altar, passando pelas escadas de acesso ao coro alto e torre sineira e pelo batistério que não estava integrado no corpo da igreja e agora ficou totalmente visível com a retirada de uma parede, disse o sacerdote.
Junto ao altar foi colocada uma Cruz estilizada que foi particularmente elogiada pelo Arcebispo de Braga. «Esta excelente e magnífica Cruz representa também a harmonia do novo com o antigo», disse.
Durante o período em que decorreram as obras, as celebrações religiosas decorreram no Salão Paroquial e na Capela do Encontro, também conhecida como Capela do Parto.
Os trabalhos realizados na igreja rondaram os 133 mil euros e contaram com um apoio financeiro da Câmara Municipal de Braga de cerca 84 mil euros, no âmbito do Orçamento Participativo. O restante da verba foi assegurada pela comunidade.
A Eucaristia festiva de sábado incluiu o cerimonial da entrega da Cruz aos mordomos que este ano assegurarão a visita pascal.
A igreja paroquial de Aveleda foi construída nos anos 50 do século XX, segundo o estilo neoclássico.
Partilhar