Arquidiocese de Braga -
6 novembro 2025
Cristãos palestinianos na UCP-Braga para falar sobre situação na Cisjordânia
Rede Mundial de Oração do Papa
Nicolas Ghobar, da paróquia da Igreja da Anunciação em Beit Jala, que pertence à comunidade cristã de Belém, e Hala Yacoub, jornalista cristã palestiniana e defensora dos direitos humanos da Cisjordânia, vão estar na próxima terça-feira, dia 11 de novembro, às 21h15, na Aula Magna da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, em Braga, para falarem sobre a situação que se vive atualmente na Cisjordânia.
Esta iniciativa é promovida pelo Centro Académico de Braga, o Coletivo pela Libertação da Palestina, Rede Mundial de Oração do Papa-Portugal e pela Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional de Braga. A entrada é livre.
Através da escrita e do ativismo, Hala Yacoub elucida sobre a realidade quotidiana da vida naquele território sob ocupação e a fé inabalável dos cristãos palestinianos. O seu trabalho aproxima comunidades, convidando cristãos de todo o mundo a unirem-se em solidariedade com a Palestina, através de um compromisso comum com a justiça, a dignidade e a paz.
Nicolas Ghobar está em Portugal para promover objetos artesanais feitos em madeira de oliveira para ajudar a sustentar muitas das famílias cristãs e comunidades religiosas que se mantêm neste enclave palestiniano situado na Cisjordânia, a sul de Jerusalém.
Peças com madeira de oliveira da Terra Santa
No coração de Bethlehem, onde há mais de dois mil anos brilhou a Estrela que anunciou o nascimento do Salvador, 37 famílias cristãs transformam fé em arte, como forma de sustento. Com mãos dedicadas e corações cheios de esperança, estas famílias criam peças únicas, em madeira de oliveira da Terra Santa, símbolos de luz e de paz. Cada obra é muito mais que artesanato, é uma oração silenciosa, uma semente de esperança lançada na Terra Santa.
O resultado da venda destas peças reverte para o apoio e sobrevivência da pequena comunidade cristã de Bethlehem, que hoje representa apenas 1% da população local. Estas peças estão disponíveis, até ao Natal, na paróquia de Nossa Senhora dos Mártires, em Lisboa. Está disponível nas redes sociais Facebook, Instagram e TikTok uma página/perfil com o nome “Estrela de Belém Artesanato” que dá a conhecer as peças e os fins a que se destina o valor angariado com a venda.
Partilhar