Arquidiocese de Braga -
7 novembro 2025
Jardim da Esperança é o tema para Advento-Natal da Arquidiocese de Braga
Comissão Arquidiocesana de Liturgia e Espiritualidade
Inspirado no Ano Santo de 2025, no “Caminho de Páscoa” que a Arquidiocese de Braga está a percorrer e na mensagem dos nossos bispos para o Advento e Natal, o Departamento de Pastoral Litúrgica da Comissão Arquidiocesana de Liturgia e Espiritualidade lança a caminhada “Jardim da Esperança”, que se concretizará de forma contínua nos ciclos de Advento-Natal, Quaresma e Páscoa do Ano Litúrgico 2025/2026.
Durante o ciclo de Advento-Natal, o tema será “dizer ‘sim’ com criatividade”, a partir da linha de ação do Plano Pastoral “participação ativa e criativa”. Neste tempo litúrgico, valorizaremos a imagem do saco de sementes, de tal forma que, em cada solenidade, possamos acolher uma semente, que nos faça crescer na participação ativa e criativa na vida da Igreja. Os conteúdos produzidos para a caminhada “Jardim da Esperança” serão inteiramente disponibilizados em formato digital.
Esta dinâmica proposta para a Liturgia destina-se a ser realizada na Igreja, para toda a comunidade, mas também pode ser inspiradora para todas as realidades onde a Igreja se insere: as famílias, os grupos de catequese e de jovens, os movimentos de apostolado, as escolas, os hospitais, as prisões, as instituições de solidariedade social, as associações de fiéis ou civis... Isto demonstrará que efetivamente todos, nestes ambientes ou noutros, estamos juntos a percorrer o mesmo caminho, o qual despertará mais esperança n’Aquele que é a nossa Esperança, para tornar a Igreja um verdadeiro “Jardim da Esperança”.

Download de Ficheiros
Guião
Partilhar