Arquidiocese de Braga -

14 novembro 2025

Arciprestado de Celorico de Basto recebe Visita Pastoral entre 16 de novembro e 14 de dezembro

Igreja paroquial do Corgo
Fotografia DACS

Comunicação Arciprestado de Celorico de Basto

Os bispos da Arquidiocese de Braga vão dedicar um mês ao Arciprestado de Celorico de Basto, realizando uma Visita Pastoral às suas paróquias, comunidades e instituições, entre 16 de novembro e 14 de dezembro. 

A Visita Pastoral inicia no dia 16 de novembro, às 15h, com uma celebração de Adoração ao Santíssimo Sacramento e Oração de Vésperas, na igreja paroquial do Corgo, onde serão evocadas as figuras do Venerável Frei Bernardo de Vasconcelos, ali sepultado, e do Venerável Padre Albino, também natural do arciprestado. 

Ao longo das semanas seguintes, o Arcebispo Primaz, D. José Cordeiro, e os bispos auxiliares, D. Nélio Pita e D. Delfim Gomes, visitarão as diversas comunidades, instituições e agentes pastorais, promovendo encontros, momentos de oração e ações de formação que procuram fortalecer a vida cristã e a presença da Igreja no território.

No âmbito desta visita pastoral, estão previstas três formações temáticas abertas à participação das comunidades. A primeira, dedicada à liturgia, terá lugar a 21 de novembro, às 21h, na Sede do Arciprestado. A segunda, orientada para a catequese, realizar-se-á a 28 de novembro, às 21h, no Auditório do Centro Cultural Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, espaço que também acolherá a terceira formação, subordinada à caridade e à ação social, no dia 12 de dezembro, igualmente às 21h. 

Paralelamente, os bispos distribuir-se-ão pelas paróquias acompanhadas pelos sacerdotes do arciprestado. Entre 19 e 23 e 27 e 30 de novembro, D. José Cordeiro visitará as comunidades confiadas ao padre Sérgio Araújo (Arnoia, Borba da Montanha, Basto Santa Tecla e Carvalho); D. Nélio Pita visitará as paróquias sob cuidado do padre Francisco Medeiros (Codessoso, Moreira do Castelo, Fervença e Agilde); e D. Delfim Gomes encontrará as comunidades acompanhadas pelo padre António Gonçalves (Molares, Gagos, Ourilhe, Caçarilhe, Vale de Bouro e Basto São Clemente).

Já entre 3 e 7 de dezembro, o Arcebispo visitará a comunidade de Ribas, conduzida pastoralmente pelo padre Albano Costa, enquanto D. Delfim Gomes se deslocará às paróquias confiadas ao padre Parcídio Rodrigues (Canedo de Basto, Corgo e Veade) e D. Nélio Pita às comunidades servidas pelo padre José Carlos Macedo (Britelo, Gémeos e Infesta). 

A visita pastoral encerrará a 14 de dezembro, às 15h, com uma cerimónia no Mosteiro de Arnoia, durante a qual será realizada a tomada de posse e entrega das provisões aos membros dos conselhos pastorais paroquiais e interparoquiais. 

A Arquidiocese de Braga e o Arciprestado de Celorico de Basto convidam todas as comunidades a participar ativamente neste momento de renovação espiritual e pastoral.