Arquidiocese de Braga -

19 novembro 2025

Clero de Braga reflete sobre as novas formas de “Comunicação na Igreja”

Fotografia DR

Equipa dos Seminários de Braga

Recoleção foi conduzida por Rita Carvalho, diretora do Ponto SJ e responsável pelo Departamento de Comunicação dos Jesuítas em Portugal

Com o tema “Um modo Inaciano de Comunicar”, a doutora Rita Carvalho, diretora do Ponto SJ e responsável pelo Departamento de Comunicação dos Jesuítas em Portugal, lançou intuições aos cerca de 40 presbíteros presentes no encontro.

Alertando para os desafios hodiernos da comunicação, sugeriu um cuidado atento, antes de mais, na comunicação interna da própria Igreja. Sublinhou que o todo é superior às partes, pois uma Igreja fragmentada no modo comunicante será uma Igreja à deriva, na certeza que a unidade prevalecerá sempre sobre o conflito.  Assim sendo, salientou a proximidade, a hospitalidade e a autenticidade como vetores importantes de uma boa comunicação.

Além do mais, reiterou que “um Gabinete de Comunicação é um facilitador de relações. Um relações públicas. Tem de saber escutar, conversar, trabalhar em equipa, manter a calma, trabalhar sobre pressão, ter muito jogo de cintura. Tem de ter a inteira confiança do Governo da organização”.

Depois deste momento de partilha, os presbíteros foram convidados a refletir nas implicações concretas e exigências da atualidade. Desta reflexão, em pequenos grupos, surgiram algumas questões relacionadas com os meios digitais, nomeadamente sobre o impacto das redes sociais que, neste momento, são a terra de missão à espera dos novos e competentes Missionários Digitais.