Arquidiocese de Braga -
6 janeiro 2026
Bispo D. Luiz Lisboa apela à organização e integração da comunidade brasileira
DM - Jorge Oliveira
D. Luiz Fernando Lisboa, bispo responsável na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) pela Pastoral de Brasileiros no Exterior, incentivou os membros da comunidade brasileira residente em Braga a organizarem-se e a apoiarem-se mutuamente, de modo a favorecer a sua integração na Igreja e nas comunidades locais, contribuindo também para a vida pastoral em Portugal.
A mensagem foi deixada no passado domingo, na igreja do Pópulo, em Braga, onde o prelado participou num «encontro especial de escuta, oração e fraternidade», pensado especialmente para os brasileiros que vivem na cidade. A iniciativa reuniu dezenas de fiéis num ambiente de partilha, celebração e proximidade.
«Nós gostaríamos que aqui em Braga, no Porto e noutros lugares de Portugal os brasileiros se organizem, se ajudem, para que possam ajudar a Igreja local, serem missionários», afirmou o prelado, em declarações aos Departamento Arquidiocesano da Comunicação Social, sublinhando a importância de uma integração plena, sem a criação de guetos.
D. Luiz Fernando Lisboa destacou que Portugal é atualmente o segundo país do mundo com maior número de cidadãos brasileiros, estimando-se que vivam no país cerca de 600 mil. A nível global, são cerca de 5 milhões de brasileiros a residir no estrangeiro, o que motiva uma atenção especial da Igreja no Brasil.
«A Igreja do Brasil preocupa-se com eles, reza por eles e quer acompanhá-los», explicou o antigo bispo de Pemba (Moçambique).
A CNBB tem vindo a apoiar as comunidades brasileiras no exterior, sendo exemplo disso os Estados Unidos da América, onde existem mais de 60 comunidades organizadas que participam ativamente na vida das igrejas locais.
D. Luiz Fernando Lisboa encontra-se em Portugal no âmbito de uma viagem pastoral de 21 dias à Europa, que inclui ainda Itália e Inglaterra. Em território português, para além de Braga e Porto, visitará Lisboa, onde terá uma reunião com um bispo e com uma responsável pelos Migrantes em Portugal.
De seguida, o bispo segue para Itália, onde visitará algumas comunidades brasileiras. No dia 12 de janeiro, terá uma audiência com o Papa Leão XIV. A viagem termina em Inglaterra, com visitas a comunidades brasileiras em Londres, Liverpool e Manchester.
O encontro realizado na igreja do Pópulo foi promovido pelo Serviço da Pastoral e inclui testemunhos sobre a vivência da fé, desafios da imigração, esperança e processos de integração, bem como a celebração da Eucaristia e um convívio com lanche partilhado.
Partilhar