Arquidiocese de Braga -

16 fevereiro 2026

Início do Ministério dos Novos Cónegos da Sé de Braga

Fotografia Catedral de Braga

Catedral de Braga

No próximo dia 21 de fevereiro, às 11h30, na Sé Primaz de Braga, terá lugar a celebração de início do ministério dos novos cónegos — Cón. Juvenal Dinis, Cón. Miguel Neto, Cón. Miguel Paulo e Cón. Rui Sousa — com a celebração da Hora Intermédia.

Natural de Santa Maria de Airão (Arciprestado de Guimarães/Vizela) e ordenado presbítero a 19 de novembro de 2000, o Cón. Juvenal Dinis integra atualmente a equipa formadora do Seminário Conciliar, sendo também pároco na Unidade Interparoquial de S. João do Souto, Sé e Cividade. Já o Cón. Miguel Neto, natural da paróquia de S. Martinho de Dume (Arciprestado de Braga) e ordenado presbítero a 19 de julho de 2020, exerce funções como chefe de gabinete do Arcebispo Primaz e mestre das celebrações litúrgicas arquiepiscopais.

O Cón. Miguel Paulo, natural da paróquia do Divino Salvador de Joane (Arciprestado de Famalicão), ordenado presbítero a 19 de julho de 1998, é pároco das paróquias de Santa Maria de Ferreiros, N.ª Sr.ª da Expectação de Sequeira e Santa Cecília de Vilaça, além de desempenhar a função de Ecónomo da Arquidiocese e dos Seminários e presidir à Irmandade de S. Bento da Porta Aberta. Por sua vez, o Cón. Rui Sousa, natural da paróquia de Santo Adrião de Macieira de Rates e ordenado presbítero a 20 de julho de 2014, é pároco de S. Vicente e presidente da Comissão Arquidiocesana da Liturgia e Espiritualidade.

Os novos cónegos receberam a nomeação para integrar o Cabido da Sé de Braga no dia 13 de dezembro de 2025. O Cabido da Sé é um colégio de sacerdotes a quem compete exercer as funções litúrgicas mais solenes na Igreja Catedral e desempenhar os serviços que lhe são confiados pelo direito ou pelo Arcebispo Primaz. Além das funções litúrgicas, cabe igualmente ao Cabido zelar pela conservação e pelo decoro da Catedral e pelo seu património histórico, cultural e espiritual, promovendo iniciativas que favoreçam a evangelização da cultura e pela cultura.