Arquidiocese de Braga -

20 outubro 2026

Formação inicial para Ministros Extraordinários da Comunhão decorre em novembro

Fotografia Grant Whitty / Unsplash

Comissão Arquidiocesana de Liturgia e Espiritualidade

O Departamento Arquidiocesano de Ministérios Litúrgicos propõe a formação inicial de Ministros Extraordinários da Comunhão do ano 2026, para que os cristãos que vão exercer o serviço de MEC nas suas comunidades possam ter acesso aos fundamentos do exercício do ministério. Para a validade da inscrição, é necessário que sejam apresentadas pelo(s) responsável(is) das comunidades cristãs que vão servir e que cumpram os requisitos previstos na Nota Pastoral “Ministérios Laicais na Igreja Sinodal Missionária”, publicada a 22 de janeiro de 2025 por D. José Cordeiro para toda a Arquidiocese.

A formação decorrerá nos dias 6 e 7 de novembro de 2026: na sexta-feira à noite, haverá um encontro online, através da plataforma zoom, e no sábado, a formação será presencial, no Espaço Vita, das 09h00 às 19h00, terminando com o rito de nomeação dos novos MEC na Capela Imaculada. No dia 08 de novembro, domingo, propõe-se que os novos MEC sejam apresentados às comunidades que vão servir, com um rito próprio, que lhes será entregue, bem como aos sacerdotes responsáveis das mesmas comunidades.

Para poderem participar na formação, os candidatos devem preencher a ficha de inscrição, disponível nos Serviços Centrais da Arquidiocese e em www.arquidiocese-braga.pt/liturgia). Depois de validada pelo responsável da comunidade, a ficha de inscrição deve ser entregue na Tesouraria dos Serviços Centrais da Arquidiocese até ao dia 27 de outubro de 2026.