Arquidiocese de Braga -

5 novembro 2026

D. José Cordeiro destaca «beleza da santidade» no regresso de São Pedro de Rates à Sé

Fotografia André Arantes

DM - André Arantes

A imagem de São Pedro de Rates regressou à capela que lhe é dedicada na Sé Primaz de Braga, depois de um processo de restauro promovido pelo Cabido da Sé. O momento foi assinalado por D. José Cordeiro, Arcebispo de Braga, que destacou a importância histórica e espiritual do santo para a Igreja bracarense.

«Saudamos com muita alegria o Cabido da Sé Primaz pelo restauro da imagem de São Pedro de Rates, que volta à capela a ele dedicada, onde podemos contemplar a sua história, ou a geografia, que lhe diz respeito», afirmou o prelado.

D. José Cordeiro sublinhou que São Pedro de Rates «faz parte dos fundamentos da Igreja bracarense» e salientou a dimensão espiritual associada ao espaço e à imagem agora restaurada.

«Diante do mistério, é como estas duas imagens nos convidam: o silêncio é a melhor atitude», referiu, estabelecendo ainda uma ligação entre a devoção a São Pedro de Rates e a Nossa Senhora do Sameiro.

Segundo o Arcebispo de Braga, estes testemunhos religiosos permitem «contemplar a beleza da santidade que resplandece nesta Sé Primaz» e que, a partir dali, «perfuma toda a nossa arquidiocese».

D. José Cordeiro recordou também a vocação da Arquidiocese de Braga como «terra de Santa Maria» e «terra de santidade», enquadrando essa identidade num caminho de missão e de vivência pascal.

A imagem ficará agora exposta na capela de São Pedro de Rates, podendo ser contemplada pelos bracarenses e por quem visita a Sé de Braga.

O Arcebispo de Braga lembrou que a capela foi, durante séculos, lugar de peregrinação.

«Hoje volta também ao seu esplendor», afirmou, acrescentando que a colocação da imagem, apesar de estar ainda prevista «alguma reconfiguração», reforça a proximidade aos «fundamentos desta arquidiocese».

Para D. José Cordeiro, o espaço convida também a recordar «a beleza» testemunhada pela «grande multidão» de fiéis que procura o Senhor.