Arquidiocese de Braga -

11 junho 2025

Solenidade da Santíssima Trindade

Fotografia

“Tenho ainda muitas coisas para vos dizer”

Celebrar em comunidade

Itinerário simbólico

Arranjo floral, no qual esteja incluído um vaso, contendo sementes.

 

Sugestão de cânticos

[Entrada] Ao Senhor do Universo – F. Silva

[Preparação Penitencial] Kyrie, eleison – M. Carneiro 

[Glória] Glória a Deus nas alturas – Az. Oliveira 

[Apresentação dos dons] Pai, Filho, Espírito Santo – A. Cartageno

[Comunhão] Recebestes um Espírito – C. Silva

[Final] Glória a Ti, Jesus Cristo – C. Silva

 

Eucologia

[Orações presidenciais] Orações da solenidade da Santíssima Trindade

[Prefácio] Prefácio próprio da solenidade

[Oração Eucarística] Oração Eucarística III

[Bênção] Oração de Bênção sobre o Povo 11

 

Catequese Mistagógica

Silêncio na celebração

O silêncio é parte integrante da oração e da celebração litúrgica (cf. SC 30). «Por meio deste silêncio, os fiéis não se veem reduzidos a assistir à ação litúrgica como espectadores mudos e estranhos, mas são associados mais intimamente ao Mistério que se celebra, graças àquela disposição interior que nasce da Palavra de Deus escutada» (MS 17).

A finalidade deste silêncio «visa obter a plena ressonância da voz do Espírito Santo nos corações e unir mais estreitamente a oração pessoal à Palavra de Deus e à oração oficial da Igreja» (IGLH 202). O silêncio não é só privação de ruído ou de palavras. Não é passividade, nem indiferença ou ausência. É presença, acolhimento, atenção, reflexão, ressonância, assimilação, personalização do que se celebra, interiorização do mistério, espaço de liberdade, para que atue o Espírito. É a partir do silêncio que se pode escutar. Do silêncio brotam as melhores palavras e a verdade dos gestos. 

Na Missa, o silêncio pode ajudar muito a qualidade da celebração, pelo que deve ser abundante e valorizado: depois de escutar as leituras bíblicas e a homilia, entre o convite «oremos» e a oração presidencial; no momento do ofertório, enquanto se prepara o altar; na preparação imediata da Comunhão, tanto por parte do sacerdote como da comunidade; depois da Comunhão, aprofundando o mistério recebido. 

Em cada uma destas ocasiões, a finalidade do silêncio pode ser diferente: com o silêncio, os fiéis «concentram-se em si mesmos», «refletem sobre o que ouviram», «louvam e dão graças a Deus no seu coração e oram», «a fim de tomarem consciência de que se encontram na presença de Deus e poderem formular interiormente as suas intenções» (cf. IGMR 45 e 54).

 

Ministérios Litúrgicos

No fim de uma leitura, o leitor deve repetir no seu íntimo o que Jesus disse aos discípulos: “tenho ainda muitas coisas para vos dizer”. Acabada a leitura, o leitor não pensará que a sua missão está cumprida. Os mistérios de Deus são incomensuráveis. Precisamos da eternidade para os comtemplar. Por isso, é necessária a infusão do Espírito para nos guiar à verdade plena. Não com mais palavras, mas dilatando o coração.

 

Evangelho para os jovens

Apesar de vivermos num mundo onde a sabedoria da humanidade, por vezes, não deixa que a sabedoria de Deus venha ao seu encontro, somos, também, esperança no mundo. A sabedoria desperta em nós esta virtude que nos traz a paz e a fé de vivermos em Deus Trino e por Deus Uno, na Sua Igreja, e que Cristo a faz santa.

Todos nós, que juntos também somos um, temos um papel ímpar na construção da Igreja Una, que caminha unida, na missão de dar vida à Sua Palavra, como “peregrinos de esperança”, que se esforçam por dar corpo à Igreja Sinodal.

 

Profissão de fé

Antes da profissão de fé, propõe-se a seguinte admonição, acompanhada do gesto de acender os três círios que estarão diante da Cruz:

A Santíssima Trindade abençoa a nossa vida com dons maravilhosos.
Desde o início de tudo e de todos, Deus Uno está presente na vida de cada um de nós, na vida da Igreja que caminha sinodalmente.

[Acender o 1º círio]

Senhor da Vida, Eu creio em Vós, que sois o Pai Criador.

[Acender o 2º círio]

Eu creio em Vós, que sois o Filho Salvador.

[Acender o 3º círio]

Eu creio em Vós, que sois o Espírito Santo, o Deus de amor.

Façamos a nossa profissão de fé.

 

Oração Universal

V/ Caríssimos irmãos e irmãs: oremos a Deus Pai todo-poderoso, por intercessão de seu Filho Jesus Cristo, nosso Salvador, e na força do Espírito Santo, que nos foi dado, cantando, cheios de confiança:

R/ Ouvi, Senhor, a nossa súplica.

 

  1. Pela santa Igreja de Deus verdadeiro, que se estende por todo o universo, para que seja revelação do seu mistério, oremos ao Pai, pelo Filho, no Espírito Santo.

  2. Pelas pessoas ofendidas e humilhadas e pelas que sofrem a doença e a solidão, para que encontrem quem lhes preste auxílio, oremos ao Pai, pelo Filho, no Espírito Santo.

  3. Por todos os que, como nós, adoram o Deus único, especialmente os Judeus e os Muçulmanos, para que o Espírito os leve à verdade plena, oremos ao Pai, pelo Filho, no Espírito Santo.

  4. Por aqueles a quem Deus dá a sabedoria de verem no ser humano quase um ser divino, para que defendam e promovam a sua dignidade, oremos ao Pai, pelo Filho, no Espírito Santo.

  5. Pelas famílias da nossa comunidade (paroquial), em processo de renovação espiritual e pastoral, para que a Palavra e o Pão da vida as façam crescer na unidade, oremos ao Pai, pelo Filho, no Espírito Santo.

V/ Pai santíssimo, que criastes o universo e por Jesus Cristo, vosso Filho e Deus convosco, nos enviastes o Espírito da verdade, ouvi as orações do vosso povo e alegrai-nos com a vossa salvação. Por Cristo, nosso Senhor.

R/ Ámen. 

 

 

Encontrar o Pão na Palavra

Meditação Eucarística

A Santíssima Trindade é o Mistério do UM e da UNIDADE. Ao proclamarmos o Deus UM, nós proclamamos também a sua UNIDADE. O Seu ser UM resulta da UNIDADE na comunhão. Isso nos diz o Evangelho: o Espírito Santo não fala de Si mesmo, tudo o que o Pai tem é de Cristo e Cristo tudo coloca nas mãos do Pai. Pela Eucaristia, nós somos integrados nesse vórtice de amor/comunhão. Como dizia Santo Agostinho: “por meio do sacramento, é o próprio Cristo que vos alimenta, para que sejais o que recebeis”. O Espírito Santo realiza a presença de Cristo no sacramento, Cristo é consubstancial ao Pai e ao Espírito e a Comunhão eucarística que une o fiel a Cristo é participação na vida divina, ou seja, trinitária.

 

Sair em missão

Caminhemos sinodalmente ao encontro dos jovens que sofrem, porque se afastam do Espírito de amor da Trindade Una. Vamos! O Filho Jesus alimenta-nos com o Seu Pão vivo! Levemos aos quatro cantos do mundo a sabedoria de vivermos em paz, justificados pela fé inabalável que sentimos na Palavra do Pai, nosso Deus e Senhor. Para isso, podemos rezar todos os dias o “Passo a Rezar”, pois o Espírito ainda tem muitas coisas para nos dizer!


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Pão na Palavra