Arquidiocese de Braga -
19 dezembro 2025
Solenidade do Natal do Senhor
“O Verbo fez-Se carne e habitou entre nós”
Celebrar em comunidade
Itinerário simbólico
Colocar diante do Altar ou num local visível na Igreja, um saco de serapilheira ou similar aberto. Colocar nesta semana a semente da “encarnação” para deixar que o amor de Deus tome forma concreta nas nossas palavras, gestos e presenças. Destacar, ainda, o local da proclamação da Palavra, o Ambão, com uma lamparina ou algum elemento de luz que sublinhe este modo de presença de Cristo, na Liturgia, e que aponte para o Verbo que encarna, a fim de ser «Cristo-Luz».
Sugestão de cânticos
[Entrada] Chegou a hora mais alta – M. Faria
[Preparação Penitencial] Kyrie, eleison – Missa “De angelis” (VIII)
[Glória] Glória a Deus nas alturas – Az. Oliveira
[Apresentação dos dons] Meia noite dada – Harm. M. Simões
[Comunhão] O Verbo fez-Se carne – M. Carneiro
[Final] Cantem, cantem os anjos – M. Faria
Eucologia
[Orações presidenciais] Orações da Missa do Dia da solenidade do Natal do Senhor
[Prefácio] Prefácio I do Natal do Senhor («Cristo Luz»)
[Oração Eucarística] Oração Eucarística III (com comemoração própria)
[Bênção] Bênção solene do Natal do Senhor
Catequese Mistagógica
Calenda – Anúncio solene do Nascimento do Senhor
Calenda é, no calendário romano, o primeiro dia do mês. Na Liturgia, chama-se calenda ao anúncio do Natal, que se fazia antes no Martirológio, à hora de Prima. Agora, pode-se proclamar nas primeiras Vésperas do Natal, na vigília preparatória, no rito de entrada da Missa da meia-noite ou da Missa principal do dia. A esta proclamação responde toda a comunidade com o canto do Glória. É um elemento importante para a ambientação pedagógica do Natal. Neste solene anúncio, faz-se um breve sumário da história da salvação, frisando a certeza de que Deus acompanha o curso dos séculos, sempre presente no meio do seu povo.
Ministérios Litúrgicos
Valorizar o ministério dos leitores na proclamação solene da Palavra. Se possível, cantar as proposições e respostas da assembleia. Antes da Liturgia da Palavra, um ministro poderia fazer o anúncio solene do Nascimento do Senhor (Calenda de Natal).
Anúncio solene do Nascimento
A anteceder a proclamação da Palavra, propõe-se fazer o anúncio solene do Nascimento (Calenda), conforme indicado acima, se possível, cantado.
Introdução à Liturgia da Palavra
Antes da proclamação da Palavra, enquanto se entoa um cântico apropriado, os leitores avançam pelo meio da assembleia com a semente e apresentam-na à assembleia. No final do cântico, enquanto mostram a semente à assembleia, será lida uma admonição orante, que introduzirá brevemente no sentido da escuta da Palavra e do sentido que a semente pretende fazer germinar em nós:
No silêncio da noite, Deus faz-se pequeno e vem morar entre nós. Não chega com poder nem ruído, mas com ternura e luz. Hoje, a Palavra convida-nos a reconhecer esse mistério: o Deus eterno que escolhe o nosso tempo, o Deus infinito que cabe num coração humano. Que esta escuta desperte em nós o desejo de deixar o amor de Deus tomar forma concreta nas nossas palavras, nos nossos gestos e na forma como olhamos os outros. Porque é aí, no concreto da vida, que o Verbo continua a habitar connosco.
Depois dessa admonição, os leitores colocam a semente sobre o saco, seguindo-se a proclamação da Palavra.
Evangelho para todos
“O Verbo fez-Se carne e habitou entre nós”. E mais do que habitar, fez-se habitação. A Palavra do Natal desafia-nos a acolher a Luz de Cristo e a torná-la visível na vida comunitária. Convida-nos a caminhar juntos, com simplicidade e esperança, fazendo da Igreja uma casa onde todos podem entrar, crescer e avançar na fé, unidos pelo mesmo Senhor que hoje nasce para nós.
Oração Universal
V/Irmãos e irmãs: neste dia de festa tão solene, contemplemos o Menino que nasceu e apresentemos-Lhe as nossas orações, cantando, com alegria:
R/Semeai em nós, Senhor, o vosso amor.
Pelo Papa Leão XIV, pelos bispos, presbíteros, diáconos e fiéis, para que contemplem no Menino de Belém Aquele que fez de nós filhos de Deus, cantemos.
Pelos que fazem as leis ou as aprovam, para que aprendam à luz deste Natal a defender e a promover a vida humana, cantemos.
Pelas crianças de todas as nações, para que sejam sempre respeitados os seus direitos e que jamais sejam privadas da ternura e da dignidade que o Menino de Belém veio restaurar, cantemos.
Pelos que neste dia estão tristes e sozinhos, para que reconheçam em Jesus, o Salvador, e O adorem como verdadeiro Deus, cantemos.
Pelas famílias da nossa comunidade (paroquial), para que sejam mensageiras de Jesus Menino, que nasceu de Maria, a Virgem Mãe da Esperança, cantemos.
V/ Senhor Jesus, que fostes enviado ao mundo para lhe trazer a luz do céu, acolhei as nossas súplicas pela humanidade de quem Vos fizestes irmão. Vós que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos.
R/ Amen.
Sair em missão
Oração
Senhor, Deus de bondade e amor,
nós Vos bendizemos porque, na plenitude dos tempos,
fizestes nascer entre nós o vosso Filho, Jesus Cristo,
Luz verdadeira que ilumina todo o ser humano.
Nele cumpristes as antigas promessas,
revelando a vossa proximidade aos pobres,
aos humildes e a todos os que em Vós esperam.
Hoje, suplicamos que as famílias encontrem reconciliação,
que os povos dilacerados pela guerra acolham a vossa paz,
e que nenhuma criança seja privada da ternura e da dignidade
que em Belém quisestes restaurar.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,
que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo,
por todos os séculos dos séculos.
Ámen.
Missão da Semana
Nesta semana, deixa que o presépio inspire as tuas atitudes: acolher, servir e criar pontes, tornando visível a luz do Natal na tua vida e na vida de quem encontras. Reserva, a cada dia, dois minutos diante do presépio (ou de uma imagem que o recorde). Agradece o dom de Jesus e pede a graça de O levar aos outros através dos teus gestos.
Download de Ficheiros
a_natal_1_natal-do-senhor.docx
1920x1080_01_natal.jpg
1920x1080_01_natal.jpg
1024x768_01_natal.jpg
Partilhar