Arquidiocese de Braga -
11 janeiro 2026
II Domingo do tempo Comum
“Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”
Celebrar em comunidade
Itinerário simbólico
Arranjo de flores brancas diante do Altar.
Sugestão de cânticos
[Entrada] Cantai ao Senhor um cântico novo – F. Silva
[Apresentação dos dons] Fiz de ti a luz das nações – C. Silva
[Comunhão] Este é Aquele – C. Silva
[Final] Um só Senhor – L. Deiss
Eucologia
[Orações presidenciais] Orações do Domingo II do Tempo Comum
[Prefácio] Prefácio próprio da Oração Eucarística para as diversas necessidades III – “Jesus, Caminho para o Pai”
[Oração Eucarística] Oração Eucarística para as diversas necessidades III – “Jesus, Caminho para o Pai”
[Bênção] Bênção solene para o Tempo Comum II
Catequese Mistagógica
Cordeiro de Deus
O gesto da fração precede a comunhão sacramental, porque o pão que colocamos sobre o altar, para nos alimentar e para nos fortalecer no exercício da caridade, só pode cumprir a sua missão se for partido. “O gesto da fração, praticado por Cristo na última Ceia, e que serviu para designar, nos tempos apostólicos, toda a ação eucarística, significa que os fiéis, apesar de muitos, se tornam um só Corpo, pela Comunhão do mesmo pão da vida que é Cristo, morto e ressuscitado pela salvação do mundo (1 Cor 10, 17). A fração começa depois de se dar a paz e realiza-se com a devida reverência, mas não se deve prolongar desnecessariamente nem se lhe deve atribuir uma importância excessiva. Este rito é reservado ao sacerdote e ao diácono. Enquanto o sacerdote parte o pão e deita uma parte da hóstia no cálice, a schola ou um cantor canta ou pelo menos recita em voz alta a invocação “Cordeiro de Deus”, a que todo o povo responde “tende piedade de nós”. A invocação acompanha a fração do pão, pelo que pode repetir-se o número de vezes que for preciso, enquanto durar o rito. Na última vez conclui-se com as palavras: dai-nos a paz” (IGMR 83).
Ministérios Litúrgicos
Valorizar os MEC. Também eles levam o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, para que o Pão alivie as mágoas e a solidão dos doentes.
Evangelho para todos
Precisamos incessantemente de ver para acreditar. Então, para que a cegueira do nosso coração não nos abandone nas trevas, Jesus vem. É luz que ilumina o nosso peregrinar. É justiça que proclama fidelidade. É graça que como cacho de uvas se renova a cada bago. É verbo e é carne humana que se faz migalha de Pão e sacia. É Cordeiro de Deus, para que não haja mais holocaustos, nem sacrifícios.
Jesus vem e o Espírito permanece n’Ele, para que cada um de nós sinta que O Cristo é O Filho do Pai que nos encontra, sempre. João, o Batista, viu. Hoje, eu e tu somos chamados a ver, para que todos olhem para nós e vejam, nas nossas obras de paz, Jesus, o verdadeiro Cordeiro que tira o pecado do mundo.
Oração Universal
V/Irmãs e irmãos em Cristo: oremos a Deus Pai todo-poderoso, que nos enviou o seu muito amado Filho e nos dá a graça de participar nestes santos mistérios, e peçamos, com fé:
R/Concedei-nos, Senhor, a vossa graça.
Para que o Papa Leão XIV, os bispos a ele unidos e os presbíteros deem testemunho, por palavras e por obras, da santidade a que Deus os chama dia após dia, oremos.
Para que os fiéis e catecúmenos do mundo inteiro acreditem em Jesus, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, oremos.
Para que os governantes sejam homens de paz, e os povos possam viver tranquilos e progredir no bem-estar, na justiça e na liberdade, oremos.
Para que os homens e mulheres do nosso tempo descubram em Cristo a luz das nações e edifiquem um mundo mais justo e mais fraterno, oremos.
Para que esta assembleia e toda a nossa comunidade se deixem curar pelo amor extremo do Cordeiro de Deus, oremos.
V/ Deus todo-poderoso e eterno, que por vosso Filho Jesus Cristo fizestes chegar a salvação até aos confins da terra, olhai com bondade o povo que Vos suplica e conduzi-o à glória do vosso reino. Por Cristo, nosso Senhor.
R/ Ámen.
Comunhão Sacramental
Antes da distribuição da Sagrada Comunhão, um admonitor lê o seguinte texto, em voz off:
Jesus Eucaristia parte-se e reparte-se por nós.
O Cordeiro de Deus aguarda por ti.
Durante toda a missa já olhou para o teu coração e anseia habitar nele.
Mas, és tu quem tem de ver a luz e dar o passo final.
Vem e humildemente acolhe o pedacinho singelo do Pão
que salva a tua alma.
Encontrar o Pão na Palavra
Meditação Eucarística
Qualquer cristão iniciado aos mistérios divinos pode fazer suas as palavras de João Batista parafraseando-as: “no sinal da epiclese, vemos o Espírito Santo descer do Céu e repousar sobre o pão e o vinho no altar”. Esse pão e vinho, pelo ministério do sacerdote que obedece ao mandamento de Cristo na Última Ceia, tornam-se Corpo e Sangue do Filho de Deus. Por isso, quando o sacerdote mostra o Corpo e o Sangue de Cristo, e diz: "eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo", se responde seguindo o exemplo humilde de João Batista que não se achava digno sequer de desatar as correias das suas sandálias. Assim, respondemos com as palavras do Centurião: "Senhor, eu não sou digno que entreis na minha morada…".
Sair em missão
Oração
Jesus, Cordeiro de Deus,
que tiras o pecado do mundo,
acolhe no Teu coração manso as nossas cegueiras.
Transforma-as em confiança total ao cumprimento da vontade do Pai.
Contigo somos filhos muito amados de Deus
e queremos dar graças pela luz com que iluminas as nossas vidas.
Tu, Jesus, vens ao nosso encontro com a força do Espírito Santo,
que nos faz viver em comunidade e num serviço alegre e diligente.
Obrigado(a), Senhor Jesus, porque nos chamas em cada dia, sem hesitar.
Missão da Semana
Durante esta semana, vamos acompanhar um ministro da comunhão que leva Jesus Eucarístico aos doentes. Podemos ajudar na proclamação das leituras, com a oração e com a escuta atenta e cuidada.
Download de Ficheiros
A_comum_2.docx
Pão na Palavra
1024x768_02_tc.jpg
1080x1920_02_tc.jpg
1080x1920_02_tc.jpg
Partilhar