Encontros de Preparação para o Matrimónio - 2023/24

Veja AQUI as informações sobre os EPM a realizar no corrente Ano Pastoral.

Palavra de Vida
Palavra de Vida - março 2024

22 a 26 de junho, em Roma, Encontro Mundial das Famílias

Desejo subscrever a newsletter de Departamento Arquidiocesano para a Pastoral Familiar
11 Out 2015
Equipas arciprestais

A Equipa arciprestal de Pastoral Familiar é constituída por um representante de cada Equipa Paroquial de Pastoral Familiar e por representantes convidados dos Movimentos da área da Pastoral Familiar existentes no Arciprestado e assistida pelo delegado arciprestal da Pastoral Familiar.

Objectivos específicos

Constituem objectivos específicos das Equipas arciprestais de Pastoral Familiar:

• Coordenar a acção pastoral a desenvolver pelas diversas Equipas Paroquiais de Pastoral Familiar do respectivo Arciprestado.
  • Definir os objectivos que, sendo gerais ou comuns, requeiram a utilização de meios ou processos a nível arciprestal.
  • Promover a realização de acções de formação pessoal, social e teológica, a nível arciprestal.
  • Promover a criação e/ou incentivar o funcionamento de Escolas Arciprestais de formação de agentes da Pastoral Familiar.
  • Dinamizar a criação de estruturas arciprestais e/ou paroquiais de acolhimento dos jovens casais.
  • Estar em ligação com o Secretariado Arquidiocesano da Pastoral Familiar e com os demais Órgãos Diocesanos da Pastoral Familiar.

Esquema das Reuniões

De acordo com a natureza e os objectivos (gerais e específicos) de uma equipa Arciprestal de Pastoral Familiar, sugere-se o seguinte esquema de reunião, a decorrer em três momentos:

1º Oração inicial;
2º Partilha espiritual, a partir de um texto, para aprofundamento da fé e esclarecimento doutrinal;
3º Partilha pastoral, que deverá ocupar a maior parte da reunião e que terá em consideração as situações concretas da acção pastoral desenvolvida ou a desenvolver a nível arciprestal.

Periodicidade das Reuniões

Sugere-se que as reuniões das Equipas Arciprestais de Pastoral Familiar se realizem de dois em dois meses, sem prejuízo de um maior número de reuniões, sempre que as circunstâncias o justifiquem.

Departamento Arquidiocesano para a Pastoral Familiar

Rua S. Domingos, 94 B

TLM

Coordenador

Rosa Maria Leite Rios da Cruz e Amândio Gonçalves Araújo da Cruz

Assistente

Padre Paulo Alexandre Oliveira da Silva Duarte, sj; Assistente Adjunto: Diácono Fernando Luís Barroso Gonçalves

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui