Encontros de Preparação para o Matrimónio - 2023/24

Veja AQUI as informações sobre os EPM a realizar no corrente Ano Pastoral.

Palavra de Vida
Palavra de Vida - março 2024

22 a 26 de junho, em Roma, Encontro Mundial das Famílias

Desejo subscrever a newsletter de Departamento Arquidiocesano para a Pastoral Familiar
11 Out 2015
Equipas de Nossa Senhora

As Equipas de Nossa Senhora são:

Uma comunidade
Formada por cinco a sete casais assistidos por um Padre, uma Equipa de Nossa Senhora constitui-se livremente. Ninguém é pressionado a entrar, nem a ficar contrariado. Cada um se mantém activo na fidelidade ao Espírito.

Uma comunidade cristã
Uma Equipa de Nossa Senhora não é uma simples comunidade humana; reúne-se «em nome de Cristo» e quer ajudar os seus membros a progredir no amor de Deus e no amor ao próximo para melhor responder ao apelo de Cristo.

Uma comunidade de casais
O casal cristão é por si só uma «comunidade cristã», mas com uma originalidade muito especial.

• Repousa sobre uma realidade humana: no dom livre, total, definitivo e fecundo do amor que, pelo Matrimónio, um homem e uma mulher se dão mutuamente. Esta realidade humana torna-se, em Cristo, um Sacramento, isto é, um sinal que demonstra o amor de Deus pela humanidade, o amor de Cristo pela Igreja, e torna os cônjuges participantes desse Sacramento.
  • A Entreajuda nas Equipas de Nossa Senhora adquire assim um rosto bem peculiar: os casais entreajudam-se para se construírem em Cristo e para colocarem o seu amor ao serviço do Reino de Deus.

Uma comunidade de equipas
Uma equipa isolada torna-se fraca. Arrisca-se a perder o fôlego, a empalidecer se não for vivificada por um bem exterior, se não for apoiada pelas exigências partilhadas com outros. Sem ligação a uma comunidade mais alargada, arrisca-se a definhar sobre si mesma e a ver a sua vida comunitária reduzida a um egoísmo de grupo. É por isso que ela se insere na comunidade de todas as equipas que aderem ao mesmo projecto, nesta comunidade eclesial que constitui o Movimento das Equipas de Nossa Senhora.

Comunidades sob a palavra de Maria
As Equipas de Nossa Senhora colocam-se sob a protecção da Virgem Maria: não há melhor guia para chegar até Deus que aquela «que ocupa o primeiro lugar entre os humildes e os pobres do Senhor que esperam e recebem a Sua salvação com confiança» (Lumen Gentium 55).

Casal responsável
Maria Fernanda da Cunha Reis Felgueiras
António Miranda Felgueiras
Rua António Cândido Pinto, 71 – 5º Esq.

Departamento Arquidiocesano para a Pastoral Familiar

Rua S. Domingos, 94 B

TLM

Coordenador

Rosa Maria Leite Rios da Cruz e Amândio Gonçalves Araújo da Cruz

Assistente

Padre Paulo Alexandre Oliveira da Silva Duarte, sj; Assistente Adjunto: Diácono Fernando Luís Barroso Gonçalves

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui