Encontros de Preparação para o Matrimónio - 2023/24

Veja AQUI as informações sobre os EPM a realizar no corrente Ano Pastoral.

Palavra de Vida
Palavra de Vida - março 2024

22 a 26 de junho, em Roma, Encontro Mundial das Famílias

Desejo subscrever a newsletter de Departamento Arquidiocesano para a Pastoral Familiar
18 Dez 2015
Associação Famílias

A Associação Famílias é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (I.P.S.S.). A sua actividade estende-se a todo o país. A Associação foi  agraciada (8 Dezembro 2012) com o “Diploma de Mérito” atribuído pela Junta de Freguesia de S. Vicente (Braga).

A Associação Famílias tem como objectivos centrais a “promoção, valorização, apoio e defesa da Instituição familiar”.

Tem, também, como objectivos, a promoção dos Direitos Humanos e nestes os Direitos da Família, salientando-se o Direito à Vida e a Igualdade de Oportunidades entre homens e mulheres.

Para atingir estes objectivos, a Associação Famílias desenvolve diversas ações e projetos e tem várias respostas sociais, procurando sempre responder a desafios emergentes, sem descurar os mais permanentes, evitando a rotina.

Em toda a sua actividade, a Associação Famílias procura dar particular atenção aos mais pobres e excluídos e às famílias dilaceradas por situações de ruptura.

Intervenções sociais mais relevantes:

CATL das Enguardas

Situado no centro do Bairro Social das Enguardas (Braga), encontra-se a funcionar desde 1992. O CATL é dirigido a 60 crianças em idade escolar. É um espaço onde é valorizada a autonomia de cada criança, incentivando a capacidade de relacionamento da criança com o outro, com o grupo e com o meio envolvente, facilitando, ainda, a conciliação entre a vida familiar e a vida profissional. Neste espaço, têm-se desenvolvido inúmeras actividades dirigidas a Pais e à Comunidade.

Arca do Bebé

Projecto de apoio a famílias carenciadas que vem sendo desenvolvido desde 1990 ao nível da distribuição de enxovais e roupa para recém-nascidos e crianças. Estes bens e outros são cedidos por particulares. Este projecto é dinamizado por um grupo de voluntários e atinge todo o país e PALOPS.

CAFAP 15 de Maio

Resposta social inaugurada em 11 Setembro 2010 que se destina ao acompanhamento de 100 crianças e jovens do concelho de Braga em situação de perigo e as suas famílias ao nível do apoio familiar e aconselhamento parental. Esta intervenção assume uma particular relevância, dado que, em estreita articulação com a CPCJ, a EMAT e outras instituições sociais de âmbito concelhio, pretende proteger e potenciar o bem-estar das crianças e dos jovens, fortalecendo as famílias e dando-lhes autonomia.

Outros projectos relevantes:

• Edição de suportes formativos e informativos relacionados com a formação familiar e parental (livros, cartazes, folhetos, etc.).

• Realização de projetos de sensibilização, formação e qualificação de cidadãos (Sinergias, Convergências, Formação para a inclusão, realização de congressos, seminários e workshops, etc.) .

• Desenvolvimento com caracter pioneiro, a nível internacional, de projectos na área da prevenção das toxicodependências, tendo publicado sobre o tema inúmeros suportes formativos e informativos, nomeadamente na formação parental e familiar. Alguns destes estão traduzidos e editados em vários países (Bélgica, Hungria, Eslováquia, etc).

• Desenvolvimento, igualmente com caracter pioneiro, de um conjunto de acções de acolhimento a imigrantes de leste (curso de aprendizagem de português, manual sobre os direitos dos imigrantes, etc.)

• Realização de congressos internacionais sobre questões da Família e das toxicodependências, que reuniram representantes de 20 países, de quatro continentes.

• Participação em inúmeros congressos, seminários e colóquios no estrangeiro. Destaca-se o II Encontro Mundial das famílias, Rio de Janeiro (1997), a convite do Conselho Pontifício para a Família.

• Difusão de Manifestos e tomadas de posição a propósito de questões relevantes sobre a Família e a Vida.

• Desde 1994, celebração do Dia Internacional da Família (15 de Maio), com actividades muito diversificadas.

• Intervenção junto de autarquias para a atribuição de arruamentos urbanos com a denominação “15 de Maio – Dia Internacional da Família” ou a construção de um monumento alusivo (p.ex. Arcos de Valdevez, Braga,Esposende, Ponte de Lima, etc).

• Atribuição, a 15 de Maio de cada ano, do Prémio PRÓ-FAMÍLIA a personalidades com actividade relevante a favor da Vida e da Família.

• Atribuição do “Diploma de Benemerência” a benfeitores da AF (desde 2012).

Publicações mais significativas:

Retalhos da História de Braga - Efemérides

Na Volta do Correio

Um certo olhar sobre a Família…

Suite Lusitana

Desabafos de um Pardal

No 25º aniversário da Familiaris Consortio – testemunhos

Antes que seja tarde – manual de prevenção primária

A Eficácia das Decisões Sobre Nulidade do Matrimónio Canónico

NOTAS E NÓTULAS – acerca da Família

Memórias do paladar

Tradição – Saberes e Sabores

Família e Droga(s)

A Rita

Pedro investiga o tabaco

Manual de Formação Parental

Manual de Bioética para jovens

Rua de Guadalupe, nº 73
Tlf./Fax. 253 611609
url. www.a-familias.org

Departamento Arquidiocesano para a Pastoral Familiar

Rua S. Domingos, 94 B

TLM

Coordenador

Rosa Maria Leite Rios da Cruz e Amândio Gonçalves Araújo da Cruz

Assistente

Padre Paulo Alexandre Oliveira da Silva Duarte, sj; Assistente Adjunto: Diácono Fernando Luís Barroso Gonçalves

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui