19 janeiro 2017

XXV Dia Mundial do Doente

Departamento da Pastoral da Saúde

No próximo dia 11 de fevereiro, celebrar-se-á o Dia Mundial do Doente em toda a Igreja, sob o tema «Admiração por quanto Deus realiza»: o Todo poderoso fez em mim maravilhas (Lc 1,49).

Instituído pelo São João Paulo II em 1992 e celebrado a primeira vez precisamente em Lourdes no dia 11 de fevereiro de 1993, tal Jornada dá ocasião para se prestar especial atenção à condição dos doentes e, mais em geral, a todos os que sofrem; ao mesmo tempo convida quem se entrega em seu favor (familiares, profissionais de saúde e voluntários) a dar graças pela vocação recebida do Senhor para acompanhar os irmãos doentes. Além disso, esta recorrência renova, na Igreja, o vigor espiritual para desempenhar sempre da melhor forma a parte fundamental da sua missão que engloba o serviço aos últimos, aos enfermos, aos excluídos e aos marginalizados (cf. JOÃO PAULO II, Motu proprio Dolentium hominum, 11 de fevereiro de 1985, 1). Com certeza os momentos de oração, as celebrações da Eucaristia e da Unção dos Enfermos, os testemunhos de doentes e os estudos de bioética e de teologia pastoral que se realizarão em Lourdes, naqueles dias, prestarão uma nova e importante contribuição para tal serviço. (MENSAGEM DO PAPA FRANCISCO PARA O XXV DIA MUNDIAL DO DOENTE).