Arquidiocese

Beato Bartolomeu dos Mártires já é Santo
[+info]

Desejo subscrever a newsletter do Arciprestado de Vila do Conde/Póvoa de Varzim
1 Jul 2019
Jovens de Vila do Conde e Póvoa de Varzim receberam o Sacramento da Confirmação
Caxinas recebeu com uma igreja inundada de fé e gratidão a celebração Arciprestal do Sacramento da Confirmação.
PARTILHAR IMPRIMIR
 

Caxinas recebeu com uma igreja inundada de fé e gratidão a celebração Arciprestal do Sacramento da Confirmação. Esta celebração juntou as paróquias de Vila do Conde e Póvoa de Varzim, num total de 379 Crismandos, sendo 201 do sexo feminino e 169 do sexo masculino.

Com a presença dos responsáveis das Equipas formadoras do Seminário de Braga, a mesma foi presidida por D. Jorge Ortiga que, na sua homilia, referiu três momentos importantes:

No primeiro momento referiu a renovação das promessas do Batismo dirigindo-se aos jovens com as seguintes palavras: “depois de 10 anos de catequese estais na disposição interior de, na liberdade, confirmar o que os vossos pais e padrinhos disseram por vós. No Evangelho Jesus respeita a liberdade de cada um, Que bom é pensar nisto! Jesus respeita a minha liberdade. Tomai por isso consciência neste primeiro momento do que cada um de vós quer dizer e prometer. Hoje, no meio de tantos caminhos, estais aqui, jovens para prometer uma vida cristã e de fidelidade a Deus, 24 horas por dia, e todos os dias da vossa vida”.

No segundo momento fez alusão ao gesto de Imposição das Mãos, gesto que “desde o início da Igreja,  e através da imposição das mãos dos Apóstolos, a igreja comunica o Espírito Santo. Hoje se a vossa vida é um dizer sim aos caminhos de Deus, procurai apegar-vos ao Espírito Santo, fazer silêncio para ouvir a sua vós e o seguir. O Espírito Santo é sobretudo fortaleza, para seguir o caminho, dizer não ao que se deve dizer não, e dizer sim ao que se deve dizer sim”.

No terceiro momento recordou cada um vai ser marcado com uma cruz. “Quando comprados um livro e colocamos lá o nome, significa que é meu. Hoje na fronte de cada um é colocada a marca de Cristo, a assinatura de Cristo, de modo que cada um de vós devia sentir-se propriedade de Cristo. O cristão é muito mais que a Eucaristia ao domingo, é aquele que quer segui Cristo em todos os momentos da sua vida. Significa que o devemos seguir com a nossa vida, solteiros ou casados, em todos os momentos”.

Congratulando-se pela presença das equipas formadoras do Seminário de Braga, desafiou ainda cada um dos presentes a interrogar-se “porventura a voz do Espírito não me está a convidar para me consagrar a Deus?”. “Aproveitai o dia de hoje para dizer sou livre, e nada me impede de seguir Jesus”.

PARTILHAR IMPRIMIR
Palavras-Chave:
Arciprestado de Vila do Conde/Póvoa de Varzim
Contactos
Vice-Arcipreste:

Paulo César Pereira Dias