Informações


Arquidiocese

Uma Igreja Sinodal e Samaritana

Programa Pastoral 2020/2023

[+info]

Desejo subscrever a newsletter de Departamento Arquidiocesano para as Missões
Departamento para as Missões | 3 Nov 2015
Arranca formação de missionários rumo a Moçambique
O projecto de voluntariado compreende um período mínimo de um ano
PARTILHAR IMPRIMIR
 

O segundo curso de formação em voluntariado missionário, que visa instalar uma comunidade de voluntários portugueses na Diocese de Pemba, Moçambique, decorre este Sábado, dia 7 de Novembro. O encontro está marcado para as 9h30 no Centro Pastoral Arquidiocesano.

A formação, que procura preparar missionários para permanecerem em Moçambique ao longo de um período mínimo de um ano, dirige-se a todos aqueles com idade superior a 23 anos que desejem participar.

O projecto de voluntariado denomina-se “Salama – Cooperação Missionária Braga-Pemba” e tem por base um acordo estabelecido em 2014 entre as duas Dioceses.

A organização da missão e da formação está a cabo do Centro Missionário de Braga (CMAB). A coordenadora do CMAB, Sara Poças, explica que “o nome do projeto – Salama, a saudação habitual nos dialectos da Diocese de Pemba - evidencia a identidade do mesmo: uma saudação boa e feliz entre as duas Dioceses”.

Segundo a coordenadora, “a concretização do projeto continua em bom ritmo” estando pensados alguns intercâmbios de sacerdotes e leigos entre Braga e Pemba ao longo deste ano.

O local da missão já está identificado e, de acordo com Sara Poças, “já foram feitos feitos os levantamentos da realidade social e eclesial”, em colaboração com o Bispo de Pemba, D. Luiz Lisboa. “A aprendizagem será mútua”, assegura a coordenadora.

O CMAB está também a levar a cabo um curso de Missiologia, a decorrer até Dezembro, no Arciprestado de Esposende, e um módulo subordinado ao mesmo tema, a acontecer ao longo do segundo semestre académico, na Faculdade de Teologia.

 

PARTILHAR IMPRIMIR
Departamento Arquidiocesano para as Missões
Contactos
Morada

Rua de São Domingos, 94b
4710-435 Braga

Coordenador

Sara Poças

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui