Informações

Peregrinação Nacional - Encerramento Outubro Missionário

Fátima - 20 Outubro 2019

Arquidiocese

Nova Ágora 2020
Informações e inscrições

[+info]

Desejo subscrever a newsletter de Departamento para as Missões
CMAB | Braga| 15 Out 2015
Salama! Cooperação Missionária Braga-Pemba
Sara Poças, Susana Oliveira e João Pedro Chantre
PARTILHAR IMPRIMIR
  © João P. Chantre | Pemba, Moçambique

Salama! Foi a primeira palavra que aprendemos, comum às línguas macua ou maconde, as línguas locais mais faladas na província de Pemba, em Moçambique. É um cumprimento de boas vindas, um “Bom dia, como estás?”. Talvez por isso, e por ser a única palavra com a qual conseguimos comunicar com algumas pessoas do meio rural e da Missão Católica que será assumida pela Arquidiocese de Braga em Pemba, que decidimos que este seria o nome do Projeto de Cooperação Missionária entre as Dioceses de Braga e de Pemba.

Em março deste ano, uma equipa do CMAB, da qual fizemos parte, realizou uma missão de diagnóstico à Diocese de Pemba. Foi nesta missão que verbalizamos o objetivo geral deste projeto, que já há algum tempo estava definido para as duas dioceses: contribuir para a criação e o aprofundamento de laços de comunhão e de partilha espiritual e material entre as Dioceses de Braga e de Pemba.

Durante quinze intensos dias, visitamos as várias infraestruturas da Diocese, como a Rádio Sem Fronteiras, a emissora católica da diocese, o polo de Pemba da Universidade Católica de Moçambique, a Escola de Ética, única no país, o colégio diocesano, o Seminário Menor de Montepuez. Visitamos também várias missões católicas, do norte, centro e sul da diocese, que nos permitiu ter um panorama geral do trabalho realizado pelos missionários e missionárias, juntamente com o clero local. Visitamos locais históricos, como a Missão Católica de Nangololo, ali bem perto de Mueda, onde em tempos passados, muitos portugueses fizeram parte da história. Visitamos locais mágicos, como a Missão Católica de Namuno, onde no meio das montanhas, a sua Igreja, quase centenária, gritava por obras de restauro. Visitamos locais pedagógicos, como a Missão Católica de Macomia, que tem a melhor escola da Diocese. Visitamos locais de afetos, como a Missão Católica de Ocua, onde em tempos permaneceu o Pe. João Torres, que também nos acompanhou nesta missão.

Com o D. Luiz Fernando Lisboa, Bispo de Pemba, tivemos longas conversas que nos ajudaram a traçar destinos comuns...

Com base nesta missão, foi elaborada uma proposta de projeto, cujas principais atividades são:

1. Assumir a 552.ª paróquia da Arquidiocese de Braga na Diocese de Pemba, formando e enviando uma equipa constituída por leigos e sacerdotes, para trabalhar nas áreas da pastoral, educação e saúde;

2. Dinamizar intercâmbios de sacerdotes, seminaristas, consagradas e leigos entre a Arquidiocese de Braga e a Diocese de Pemba;

3. Facilitar parcerias entre as duas dioceses, a nível de movimentos da Igreja, das rádios lusófonas e da Sociedade Civil;

4. Angariar recursos materiais para a Diocese de Pemba, como livros, fardas de escuteiros, entre outros; e

5. Divulgar o projeto de cooperação missionária entre as Dioceses para esta importante partilha de experiências, através da realização de um documentário com fins pedagógicos, criação de um programa de rádio partilhado entre as dioceses e partilha e partilha de programas pastorais das dioceses.

Estamos, neste momento, a formar os voluntários missionários para partirem para a Moçambique. Convidamos todos e todas a participar no Encontro Inicial, de apresentação e esclarecimento sobre a formação, que será no próximo dia 7 de novembro.

Estamos juntos!

Artigo publicado no Suplemento Igreja Viva de 15 de outubro de 2015.

PARTILHAR IMPRIMIR
Departamento para as Missões
Contactos
Coordenador

Sara Poças

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui