Desejo subscrever a newsletter de Departamento Arquidiocesano para as Missões
CMAB | Braga| 20 Jul 2016
Obras Missionárias Pontifícias
  © OMP | Lisboa

As Obras Missionárias Pontifícias (OMP) são iniciativas de evangelização e da realidade missionária no mundo. São uma Instituição da Igreja Católica que compreende quatro Obras Pontifícias:

• Propagação da Fé (1822)
  • Infância Missionária (1843)
  • São Pedro Apóstolo (1889)
  • União Missionária (1916)

Estas quatro obras nasceram de iniciativas carismáticas e foram lançadas por leigos ou sacerdotes, com a finalidade de apoiar a atividade dos missionários, animando e comprometendo diretamente sacerdotes, consagrando-se com fidelidade à oração, à oferta dos seus sacrifícios, à promoção vocacional, à caridade e a atividades concretas em geral.

São Pontifícias porque se desenvolveram com o apoio da Santa Sé que, ao fazê-las próprias, lhe concedeu um carácter universal. Por serem Pontifícias estão diretamente ligadas ao Vaticano - ao Papa - particularmente à Congregação pela Evangelização dos Povos (antigamente Propaganda Fide), coordenadas por meio de um Presidente e os Secretários Internacionais de cada uma delas.

As Obras Pontifícias observam as finalidades de animação, formação e cooperação missionária. Como Instituição da Igreja Universal e de cada Igreja particular, têm em comum a finalidade primeira e principal de despertar e promover o espírito missionário universal de todos os membros do Povo de Deus.

Informam sobre a vida e as necessidades da Missão universal e estimulam as Igrejas a rezarem umas pelas outras e ajudarem-se reciprocamente com o envio de pessoas e de meios materiais, suscitando, assim, o espírito de solidariedade em vista da evangelização do mundo. É o mandato de Jesus: "Ide, fazei discípulos".

As OMP são obras evangelizadoras e têm por finalidade não só ajudar e colaborar com as Igrejas de Missão, mas são imprescindíveis para a educação e amadurecimento da fé dos fiéis e das comunidades eclesiais, em todos os níveis. "Se não existissem, dever-se-ia inventá-las" disse o papa Paulo VI.

Em síntese:

Propagação da fé

Gestão das dioceses (despesas, novas estruturas, formação de catequistas…).

Infância Missionária

Crianças ajudam crianças. – Cada dia uma oração e uma moeda.

São Pedro Apóstolo

Para que o Evangelho possa ganhar raízes (seminários – para que haja um clero local que sustente a Igreja).

União Missionária

Cultivar o espírito missionário nos pastores (partilha de experiências com os que partiram em missão – há dioceses em Itália em que não ordenam sacerdotes sem fazerem uma experiência missionária em África ou América Latina).

Departamento Arquidiocesano para as Missões

Rua de São Domingos, 94b

Coordenador

Sara Poças

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui