Informações

Inscrições abertas para a Formação de Voluntários Missionários para o projeto Salama!

Próxima sessão - 07 janeiro 2017

Arquidiocese

Semana das Vocações 2017. Material já disponível (+info)

Desejo subscrever a newsletter de Centro Missionário
CMAB | Braga| 20 Jul 2016
Obras Missionárias Pontifícias
PARTILHAR IMPRIMIR
  © OMP | Lisboa

As Obras Missionárias Pontifícias (OMP) são iniciativas de evangelização e da realidade missionária no mundo. São uma Instituição da Igreja Católica que compreende quatro Obras Pontifícias:

  • Propagação da Fé (1822)
  • Infância Missionária (1843)
  • São Pedro Apóstolo (1889)
  • União Missionária (1916)

Estas quatro obras nasceram de iniciativas carismáticas e foram lançadas por leigos ou sacerdotes, com a finalidade de apoiar a atividade dos missionários, animando e comprometendo diretamente sacerdotes, consagrando-se com fidelidade à oração, à oferta dos seus sacrifícios, à promoção vocacional, à caridade e a atividades concretas em geral.

 

São Pontifícias porque se desenvolveram com o apoio da Santa Sé que, ao fazê-las próprias, lhe concedeu um carácter universal. Por serem Pontifícias estão diretamente ligadas ao Vaticano - ao Papa - particularmente à Congregação pela Evangelização dos Povos (antigamente Propaganda Fide), coordenadas por meio de um Presidente e os Secretários Internacionais de cada uma delas.

As Obras Pontifícias observam as finalidades de animação, formação e cooperação missionária. Como Instituição da Igreja Universal e de cada Igreja particular, têm em comum a finalidade primeira e principal de despertar e promover o espírito missionário universal de todos os membros do Povo de Deus.

Informam sobre a vida e as necessidades da Missão universal e estimulam as Igrejas a rezarem umas pelas outras e ajudarem-se reciprocamente com o envio de pessoas e de meios materiais, suscitando, assim, o espírito de solidariedade em vista da evangelização do mundo. É o mandato de Jesus: "Ide, fazei discípulos".

As OMP são obras evangelizadoras e têm por finalidade não só ajudar e colaborar com as Igrejas de Missão, mas são imprescindíveis para a educação e amadurecimento da fé dos fiéis e das comunidades eclesiais, em todos os níveis. "Se não existissem, dever-se-ia inventá-las" disse o papa Paulo VI.

 

 

Em síntese:

Propagação da fé

Gestão das dioceses (despesas, novas estruturas, formação de catequistas…).

Infância Missionária

Crianças ajudam crianças. – Cada dia uma oração e uma moeda.

São Pedro Apóstolo

Para que o Evangelho possa ganhar raízes (seminários – para que haja um clero local que sustente a Igreja).

União Missionária

Cultivar o espírito missionário nos pastores (partilha de experiências com os que partiram em missão – há dioceses em Itália em que não ordenam sacerdotes sem fazerem uma experiência missionária em África ou América Latina).

PARTILHAR IMPRIMIR
Centro Missionário
Contactos
Morada

Rua S. Domingos, 94 B
4710-435 BRAGA

TEL

253 203 180

FAX

253 203 190

Director

Con. Fernando Monteiro

Coordenador

Sara Poças

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui