Informações


Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter de Departamento Arquidiocesano para as Missões
CMAB | 12 Abr 2018
“Ajudar, ajudar era dares um ano da tua vida a esta paróquia!”
Paulino Carvalho (Padre da Arquidiocese de Braga na Paróquia de Santa Cecília de Ocua - Pemba, Moçambique)
PARTILHAR IMPRIMIR
 

Paróquia de Santa Cecília de Ocua, 12 de abril de 2018

Salama Othene - Olá a todos,

Espero encontrar-vos bem e de saúde.

Desde Santa Cecília de Ocua, paróquia da Diocese de Pemba no norte de Moçambique, uma saudação amiga, desejando paz e graça de Jesus Cristo Ressuscitado.

Sou Paulino Carvalho, padre ordenado em 2005, natural do arciprestado de Cabeceiras de Basto.

Desde julho de 2017 que estou a trabalhar, juntamente com os leigos Sofia e António, no projeto SALAMA[1], que resulta de um acordo de cooperação missionária em que a nossa Diocese assume a sua “552ª paróquia”. Tudo começou num simples e-mail onde a resposta que me chegou foi: “Ajudar, ajudar era dares um ano da tua vida a esta paróquia!”

Podem perguntar-me: “com a falta de padres na diocese de Braga, porquê ir?” Eu também fiz a mesma pergunta! Para ser missionário, sabemos que não é preciso partir para longe. No entanto, a Igreja também é missionária além fronteiras. Apresento um dado: a Diocese de Pemba, em território, é quase tão grande quanto Portugal e apenas tem 18 padres diocesanos. Por isso, sendo o SALAMA um projecto missionário e Santa Cecília de Ocua a “552ª paróquia” da nossa diocese a precisar de padres, eu voluntariei-me para aqui dar um tempo da minha vida!

Assim, hoje quero testemunhar que tem sido uma bela experiência caminhar com este povo, procurar aprender como viver e ter esperança mesmo no meio de tantas necessidades.

Por exemplo, vivi a semana da oitava da Páscoa como nunca havia vivido. Realizamos o primeiro Curso Básico de Catequistas, dos três que estão programados para este Ano Pastoral. Foi um momento concreto de vivenciar a desconfiança diante do túmulo vazio e a alegria pascal nos sinais do mesmo. Desconfiança: esperávamos trinta participantes, chegaram quinze. Vieram da zona mais distante da sede da paróquia: a dificuldade de transporte, o deixar a família, a machamba[2] durante uma semana, algum desanimo terão sido alguns dos impedimentos para chegarem. A Alegria Pascal: os participantes, entre as dificuldades em entender e expressar o português, o cansaço de uma semana de formação intensiva, proporcionaram um ambiente de amizade, comunhão e todos saímos reforçados na missão de anunciar Cristo Ressuscitado.

Bom estas letras já começam a ficar longas.

Começo a terminar: sabem, apesar da distância não me sinto sozinho. Os familiares, amigos e colegas padres, muitas pessoas têm acompanhado este projeto através das redes sociais[3]. As palavras, orações e ajudas concretas como a participação no “Apadrinhamento de Catequistas”, no “Presente Solidário – Uniforme Escolar para as meninas” ou no Contributo Penitencial da Quaresma são belos sinais e incentivos para esta missão.

Passados já nove meses deste tempo de voluntariado missionário, digo-vos sem cessar e de coração cheio: Kioshukuro - Obrigado, muito agradecido.

E se me perguntam como podem continuar ajudar!?

Rezar para não faltar voluntários missionários ao SALAMA; acompanhar, acarinhar e divulgar este projecto; doar algo material e, quem sabe, partir em missão dando aqui “um tempo da vossa vida”!

Mpaka nihuku nikina – até um destes dias!

Abraço agradecido,

Paulino Carvalho


[1] Toda a informação no menu SALAMA em www.arquidiocese-braga.pt/centromissionario

[2] Terreno agrícola onde as pessoas plantam os alimentos que irão garantir a soberania alimentar das famílias.

[3] Facebook: CMAB – Centro Missionário da Arquidiocese de Braga; Instagram: cmab_salama

Artigo publicado no Suplemento Igreja Viva de 12 de abril de 2018.

PARTILHAR IMPRIMIR
Documentos para Download
Departamento Arquidiocesano para as Missões
Contactos
Morada

Rua de São Domingos, 94b
4710-435 Braga

Coordenador

Sara Poças

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui