Desejo subscrever a newsletter de Departamento Arquidiocesano para as Missões
CMAB | Braga| 12 Out 2018
A Missão do Cristão Professor
Sérgio Cabral, Professor de EMRC no Colégio de São Gonçalo (Amarante)

Cristão professor. Dito assim soa estranho, uma vez que todos estamos habituados a usar a palavra “cristão”, na maior parte das vezes, como adjetivo e não como substantivo. Na verdade, se somos cristãos essa é a primeira identidade sobre a qual assentam todas as outras “identidades”. Não se incorpora dentro de uma identidade profissional, mas faz parte da nossa identidade pessoal, fazendo-nos ser de uma determinada forma em todos os domínios da nossa vida.

Ser Cristão é ser de Cristo, e ninguém pode ser de Cristo por metade, de vez em quando ou apenas durante uma hora ao domingo de manhã. Ser de Cristo é deixarmo-nos tomar inteiramente por Ele, ser transparência d’Ele em todos os contextos onde nos movemos e em todos os segundos que o tempo nos dá. É ser transparência d’Ele também na escola, junto dos alunos ou dos outros professores, dos funcionários ou dos encarregados de educação. É ser transparência d’Ele junto de cada coração humano à nossa volta.

O Papa Francisco na sua mensagem para o Dia Mundial das Missões, dirigida especialmente aos jovens, recupera uma afirmação contida na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium para nos fazer refletir: “Eu sou uma missão nesta terra, e para isso estou neste mundo”. Concretamente, o cristão professor é ele próprio uma missão, para além de ter a missão de ajudar a conduzir o aluno nos vários oceanos do saber humano. Porque é cristão é missão.

Num ambiente escolar, a missão acontece no “contágio” do amor, que implica tantas vezes um derrubamento de muros ou de tensões entre pessoas, um combate a rotinas vazias de humanidade, do cumprir pelo cumprir, à sobrevalorização da burocracia em detrimento da pedagogia, etc. Somos missão quando construímos pontes, damos um sentido verdadeiramente humano às nossas relações humanas e nos disponibilizamos para ajudar, nomeadamente, os nossos alunos a serem boas pessoas e a adquirirem aprendizagens que os preparem efectivamente para o mundo de hoje. Somos missão quando entramos de “coração aberto, dilatado pelo amor”, na periferia da indiferença à fé e ao evangelho onde vivem tantos alunos, professores, funcionários e encarregados de educação. Como é tão difícil este trabalho, mas tão necessário!

Na procura de um sentido mais objetivo e concreto da missão do cristão professor, parece-me importante dar enfoque a três linhas de acção apresentadas pelo Papa Francisco no início deste ano civil, num encontro com a Associação Italiana de Professores Católicos: em primeiro lugar, “estimular nos alunos a abertura ao outro com um rosto, como pessoa, como irmão e irmã para conhecer e respeitar, com a sua história, os seus méritos e defeitos, as suas riquezas e limites”; em segundo lugar, “encorajar uma nova ‘cumplicidade’ entre professores e pais”, para um maior entendimento das dificuldades que uns e outros enfrentam hoje na educação; em terceiro lugar, “educar para um estilo de vida baseado na atitude do cuidado para com a nossa casa comum que é a criação”.

O Papa Francisco não nos pede um testemunho explícito, mas implícito. Não é necessário andar de bíblia na mão, mas levá-la sempre no coração. Sem moralismos, nem proselitismo, o evangelho é fermento que cresce no silêncio dos dias, em encontros feitos de bondade, honestidade, humildade, respeito e amor.

Artigo publicado no Jornal Diário do Minho de 12 de outubro de 2018.

Documentos para Download
Departamento Arquidiocesano para as Missões

Rua de São Domingos, 94b

Coordenador

Sara Poças

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui