Informações


Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter de Departamento Arquidiocesano para as Missões
CMAB | Arquidiocese de Braga| 6 Dez 2018
Ser Criança Missionária...
Emerenciana Silva, Isabel Morim e Paulo Morim (Animadores da Infância Missionária da Paróquia de Balasar)
PARTILHAR IMPRIMIR
 

Todos nós somos chamados a ser missionários, porém esta é uma difícil tarefa!

No egocentrismo em que vivemos, não é fácil estarmos atentos ao que nos rodeia e, normalmente, é preciso tão pouco...

No início de 2017 fomos chamados para um novo desafio. O de constituir um grupo da Santa Infância Missionária na nossa paróquia, Santa Eulália de Balasar. Para isso fizemos formação e sentimo-nos muito motivados.

Através da chamada “pesca à linha” formamos um grupo de Infância Missionária constituído por 12 crianças, com idades compreendidas entre os 4 e os 12 anos. Desta forma iniciamos as nossas reuniões notando desde início um grande entusiasmo nos nossos meninos.

Neste momento, o grupo dos Traquinas Missionários, conta com 16 crianças e adolescentes. O fato de contarmos com duas adolescentes levou-nos a alterar o nome do movimento para IAM (Infância e Adolescência Missionária).

Muito temos aprendido com as crianças da IAM, pois na sua ingenuidade de pequeninos nos têm mostrado o quão grande é o seu coração e generosidade.

Temos trabalhado no sentido de incutir às nossas crianças e adolescentes o espírito missionário, despertando neles a preocupação e a solidariedade para com outro.

Consideramos importante que os Traquinas entendam que este “outro” não é apenas aquele que está longe e em países mais pobres. Mas que este espírito missionário deve começar nas suas casas, na sua paróquia, diocese… E que é importante estarmos atentos e trabalhar este contato mais pessoal com a realidade que nos rodeia.

Deste modo, estabelecemos como objetivo dos Traquinas Missionários para este Natal ajudar uma instituição.

Queremos trabalhar o espírito missionário dos nossos IAM e ir ao encontro das necessidades desta instituição, para podermos levar um pouco de todos nós a quem tanto precisa…

Uma vez que a maior necessidade, neste momento, são os bens alimentares, entendemos por bem fazer uma recolha de alimentos para esta causa. Para além desta recolha, temos vindo a elaborar nas sessões da IAM algumas peças alusivas ao Natal (velas, pinheirinhos, meninos Jesus e também dezenas). Estas peças serão vendidas numa feirinha e o valor angariado reverterá também para a mesma instituição.

É com grande alegria que constatamos o entusiasmo das crianças e adolescentes neste projeto!

Temos de estar mais atentos, sensibilizar as nossas crianças para esta realidade que nada custa. Apenas é preciso parar de olhar para nós mesmos e estarmos atentos aos que estão ao nosso redor.

Ser missionário é com pouco fazer muito, é dar um sorriso de bom dia (mostrando que vimos a pessoa), é dar um abraço (num gesto de estou aqui para ti), é partilhar o pouco que temos com quem nada tem!

Porque ser missionário é celebrar Natal todos os dias e em todos os momentos.

Ser Missionário é sem dúvida Semear ESPERANÇA!

Artigo publicado no Suplemento Igreja Viva de 06 de dezembro de 2018.

PARTILHAR IMPRIMIR
Documentos para Download
Departamento Arquidiocesano para as Missões
Contactos
Morada

Rua de São Domingos, 94b
4710-435 Braga

Coordenador

Sara Poças

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui