Informações

Peregrinação Nacional - Encerramento Outubro Missionário

Fátima - 20 Outubro 2019

Arquidiocese

Materiais e subsídios
Semana dos Seminários

[+info]

Desejo subscrever a newsletter de Departamento para as Missões
CMAB | Pemba, Moçambique| 4 Jul 2019
Educação como Missão
Maria Umbelina Dantas, Missionária na Diocese de Pemba
PARTILHAR IMPRIMIR
 

Falar de educação/formação tem tanto de aliciante como de complexo, considerando que é um tema que nunca se esgota, pois a vida obriga a uma constante atualização efetiva e prática. Refletir sobre educação em Pemba, requer uma delicada atenção, agora que ao fim de quatro anos em Moçambique, já é possível ter uma conceção mais objetiva. Sabemos que a Educação é Universal, mas este conceito de universalidade em Pemba, assume uma outra dimensão, uma outra interpretação, uma outra realidade.

Os espaços físicos que são destinados ao aprender, ao saber fazer e ao saber ser, são locais muitas vezes adaptados de outras realidades profissionais, mas o que me sensibiliza é a vontade, o querer das crianças e jovens, que vêm na escola o único lugar para o seu crescimento como pessoa e como profissional, independentemente das condições.

O nível académico dos professores tem vindo a melhorar, pois uma grande maioria já possui grau de licenciatura. Infelizmente o conhecimento e a atualização de saberes, esgotou-se na aquisição do grau académico, grau que numa grande parte dos professores é conseguido simultaneamente que se “vai dando aulas”, com a formação inicial de professores (12º ano mais 1) ou seja, é professor e aluno ao mesmo tempo e, ficam-se por aí, uma vez que não está instituída a formação contínua de professores.

Mas centrando esta reflexão no aluno, pois é por ele que me dediquei ao voluntariado a tempo inteiro e, nele aluno, me dedico e empenho para que o aprender adote uma linha de educação pelos afetos, pelo diálogo, pela interatividade. Que o aluno aprenda a pensar e não apenas que seja um repetidor dos conteúdos que o manual comporta. Para que isto seja possível, é preciso apostar na formação contínua dos professores, desenvolvendo outras metodologias de ensino, novas estratégias de sala de aula, criar o gosto de ser professor por vocação e não apenas uma forma de ganhar a vida. Será esse o meu próximo desafio, contribuindo assim para uma melhor educação/formação de todos, alunos e professores, na tentativa que se interiorize que educação é muito mais que aprender/assimilar conteúdos. Educação é uma paixão, Educação é uma missão.

Com a consciência que o trabalho pode ser difícil mas não impossível, vou com a graça de Deus continuar a ser missão em prol duma educação/formação mais real, mais próxima, mais coerente, mais justa.

Sei que não posso mudar o mundo, mas com pequenos gestos, módicos contributos é possível dar passos significativos para o sucesso da educação em Pemba/Moçambique.

Artigo publicado no Suplemento Igreja Viva de 04 de julho de 2019.

PARTILHAR IMPRIMIR
Documentos para Download
Departamento para as Missões
Contactos
Coordenador

Sara Poças

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui