Informações


Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter de Departamento Arquidiocesano para as Missões
Anthony Nascimento | Braga| 6 Fev 2020
O namoro da justiça
Anthony Nascimento, administrador Centro Espírito Santo e Missão (CESM) – família espiritana
PARTILHAR IMPRIMIR
 

Fevereiro não escapa aos dias mundiais sobre as mais diversas temáticas com mais ou menos relevância e mais ou menos interesse e um deles salta particularmente à vista. Talvez por ser o mais celebrado ou o mais contestado ou em alguns casos até o mais odiado, o dia dos namorados tem a seu favor a fama e a celebridade.

As montras enchem-se das mais variadas expressões artísticas acerca do amor. O dia 14 é um dia que pretende ser belo e único, um pedaço de céu claro no meio das turbulências sentimentais do ano. Uns verão nessa metáfora aérea uma falta de positividade e outros ainda o presságio de uma aterragem difícil. Porém, a maior parte considerará esse dia aproximativamente qualquer, especial mas não assim tão especial.

No final das contas, falou-se em namorados do São Valentim, pôde-se imaginar os corações vermelhos a decorar as lojas dos centros comerciais… mas a justiça social?

Não, a problemática da justiça social não cai aqui de para-quedas. Primeiro, porque optar por comparações do foro aeronáutico fica sempre bem em artigos de opinião. Segundo, porque o dia mundial da justiça social também é em fevereiro e mais precisamente no dia 20, por iniciativa das Nações Unidas em 2007, tendo estreado “oficialmente” em 2009. Terceiro... por uma questão de amor. Pois, pode parecer despropositado e deslocado, mas será assim tão claro se é o dia 14 ou o dia 20 que anseia mais por amor?

Ao falarmos de justiça social, apercebemo-nos rapidamente que o conceito não é assim tão óbvio, e que os seus contornos variam bastante de uma cidade para outra, de um país para outro, de um continente para outro. Aliás, é muitas vezes considerada uma matéria para peritos, quando pela sua natureza, devia ser algo verdadeiramente universal. Cada ser humano merece o respeito da sua dignidade e dos seus direitos, respeito próprio a favorecer o vivre ensemble e a felicidade da sociedade.

Neste novo ano, muitos milhões são os que ainda estão a espera do cartão de embarque para a justiça social, por mais estudos que se façam, por mais livros que se escrevam e por mais discursos que se exponham, onde há falta de justiça social, há simplesmente falta de amor... amor precisa-se.

O sinal desta necessidade, é o testemunho de vida de Jesus, da própria ação e forma de ação de Cristo na sociedade, testemunho que sustenta a Doutrina Social da Igreja. Sim, atrás desta denominação pesada de “Doutrina Social da Igreja”, está a simples – mas tão poderosa – expressão do amor ao próximo, do amor de Deus... não tenhamos medo das palavras...

Só o amor é que pode fazer com que a justiça social seja uma realidade visível para todos, porque só o amor permite a empatia, a compreensão, o desprendimento, a gratidão, a entrega... e alguém demonstrou-o da forma mais absoluta com um abraço numa cruz...

A esse quadro, opõe-se a utopia, o pragmatismo, a “realpolitik”...

Não surpreende, o amor à humanidade é bem mais árduo que o amor interessado.

Eis assim para o mundo um desafio do seu tamanho: o namoro da justiça...

Artigo publicado no Suplemento Igreja Viva de 06 de fevereiro de 2020.

PARTILHAR IMPRIMIR
Documentos para Download
Departamento Arquidiocesano para as Missões
Contactos
Morada

Rua de São Domingos, 94b
4710-435 Braga

Coordenador

Sara Poças

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui