Desejo subscrever a newsletter de Departamento Arquidiocesano para as Missões
Outubro em Missão... FRAGILIDADE
Pe. Paulo Duarte, SJ

Um testemunho... “Quando estou fraco, então é que sou forte” 2 Cor 12, 10

A primeira experiência bíblica de vulnerabilidade acontece no livro do Génesis, no momento em que a nudez provoca vergonha e medo. A abertura ao conhecimento, através do fruto da árvore proibida, leva à tomada de consciência da fragilidade. Ser frágil faz parte da condição humana. Na lei puramente instintiva, os fracos, os frágeis, os limitados, os doentes, são descartados em nome da sobrevivência da espécie. Na humanidade, não se dá o apartar, mas o cuidado, a atenção, o afecto, que permite a vida do outro para além da biologia.

Parece-me que na actualidade uma das grandes fragilidades é a imposição do ter de ser forte, capaz, totalmente apto para tudo. A imagem do super-homem/mulher, super-mãe/pai, super-colaborador, super-religiosa, super-padre, capaz de aguentar com tudo, é exigida como que para provar que se é bom ou até mesmo digno. Isto não é de Deus. Os números registam o aumento de esgotamentos levando ao fim de stock de ansiolíticos nas farmácias. É tempo de tomar consciência da vulnerabilidade, da importância de pedir ajuda, de sermos comunidade que se apoia e se suporta na debilidade. Isto é de Deus.

Senti grande alegria quando o Papa Francisco partilhou numa entrevista que necessitou de psicoterapia. Passou pela debilidade e pediu ajuda. Reconhecer a fraqueza é sinal de força para humanizar. Depois de eu ter passado por sete anos de psicoterapia de mãos dadas com o acompanhamento espiritual, sinto-me mais integrado para escutar, acompanhar a outra pessoa, sem julgamento e com mais sentido da compaixão. Quando se entrega a nossa profunda autenticidade a Deus, damos-lhe espaço para manifestar o imenso bem que pode fazer através de nós.

Um Livro... “O Caminho menos percorrido” de M. Scott Peck, Ed. Presença.

Um Filme... “A Cabana” [“The Shack”] (2017), realizado por Stuart Hazeldine.

Uma Música... “Nyepi” de Ólafur Arnalds.

Documentos para Download
Departamento Arquidiocesano para as Missões

Rua de São Domingos, 94b

Coordenador

Sara Poças

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui