Arquidiocese de Braga -

24 março 2016

Inverter a pirâmide

Fotografia Avelino Lima

Homilia na Quinta-feira Santa, às 10h, na Sé Catedral de Braga.

\n \n

D. Jorge Ortiga, na homilia da Eucaristia da Quinta-feira Santa, às 10h, na Sé Catedral de Braga, destacou que o caminho da sinodalidade é “o que Deus espera da Igreja do terceiro milénio”. Em Ano da Misericórdia, e também Missionário, referiu que “é essencial” seguir “um caminho de unidade”.

Apelou à imagem da pirâmide invertida, referida pelo Papa Francisco, onde o lugar do poder está no vértice, “não permitindo que ninguém se eleve acima dos outros nem que ninguém se rebaixe ou humilhe”.

Para isso, segundo o Arcebispo, é necessário “caminhar situando-se à frente” para indicar os caminhos, “manter-se no meio” para ser mais próximo e “caminhar atrás” para que à semelhança do Bom Samaritano, cuidar dos “feridos, débeis e esquecidos”.

Durante a homilia, relembrou a todos os sacerdotes que os retiros espirituais e as recolecções mensais são uma necessidade para fortalecer a “relação com Cristo”.

Seguindo a apologia dos cinco sentidos humanos, os sacerdotes precisam de “tocar” os dramas humanos e comprometer-se a solucioná-los, combatendo assim a insensibilidade que se recusa a “encarar os problemas de frente”.

O prelado deixou ainda um pedido: “Não nos acostumemos à vida”. Para que assim, cada dia seja uma oportunidade de resolução “dos males da humanidade”.


Download de Ficheiros

HML_04_2016.03.24_Braga_QuintaSanta.pdf