Arquidiocese de Braga

COMECE

7 outubro 2022

Notícia

A. Bispos europeus lançam nova plataforma para envolvimento da juventude

Lançada a 5 de Outubro, a YouthNet é uma iniciativa da COMECE e baseia-se em duas convenções juvenis católicas anteriores em grande escala, realizadas em Junho de 2021 e Junho de 2022.

Baz Ratner/Reuters via CNS

29 setembro 2022

Notícia

A. Estudiosos bíblicos africanos chamam protecção ambiental de “mandato divino”

Organização de estudiosos bíblicos africanos descreveu a África como o epicentro da biodiversidade num comunicado de 16 de Setembro.

Reuters/Alamy

7 setembro 2022

A. Arcebispo pede “conversão ecológica” para combater a crise climática

Responsável observou que os esforços globais para combater as mudanças climáticas continuarão na Cop27, no Egipto, em Novembro.

DR

A. Bispos da Europa pedem “conversão” no Tempo da Criação

Organizações eclesiais emitiram recursos para o tempo litúrgico, que vai de 1 de Setembro a 4 de Outubro.

Vatican Media

Notícia

A. “Somos parte de uma natureza viva”: conversões nas visões do Papa e indígenas sobre a relação da humanidade com a criação

Escritos de Francisco dizem claramente que se deve “cuidar da casa comum, defendendo a natureza, defendendo os direitos, e não explorando, mas defendendo a criação de Deus”.

Vatican Media

Notícia

A. Papa renova apelo pela conversão ecológica

O Tempo da Criação inicia-se com o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação e termina a 4 de Outubro.

Reuters

21 julho 2022

A. Francisco alerta para “grito amargo” da Terra

O Papa aponta para a próxima cimeira do clima como uma “oportunidade para promover, todos juntos, uma eficaz implementação do Acordo de Paris”.

Mazur/catholicchurch.org.uk

20 julho 2022

Notícia

A. Inglaterra e do País de Gales: Bispos católicos reconhecem preocupações sobre poder e abuso sexual

“A realidade da guerra, a hostilidade em relação aos refugiados e a imprudência ambiental estão entre as forças destrutivas em acção no nosso mundo”.

AMECEA

13 julho 2022

Notícia

A. Bispos católicos do Leste de África procuram implementar a “Laudato si’”

A Associação de Conferências Episcopais Membros do Leste de África (AMECEA) irá analisar iniciativas para proteger o meio ambiente durante uma reunião de uma semana na Tanzânia.

Yves Herman/Reuters via CNS

6 julho 2022

Notícia

A. Instituições religiosas anunciam desinvestimento em empresas de combustíveis fósseis

Em 2020, o Vaticano pediu aos católicos que desinvestissem nas indústrias de armamentos e combustíveis fósseis.