Arquidiocese de Braga

Etiqueta Igreja Católica

6 setembro 2022

A. China: Bispo “reconhecido” por Roma lidera agora a Conferência dos Bispos

A eleição ocorreu durante o X Congresso dos representantes católicos. Uma escolha semelhante foi também realizada para o vértice da Igreja Patriótica. Sinais resultantes do Acordo Sino-Vaticano.

27 junho 2022

Notícia

A. Os três adjectivos de Francisco para o ecumenismo: baptismal, pastoral e local

Papa recebeu a Comissão Internacional Conjunta para o Diálogo Teológico entre a Igreja Católica e as Igrejas Ortodoxas Orientais.

7 junho 2022

Notícia

A. Dezenas de mortos com homens a disparar sobre fiéis nigerianos no Domingo de Pentecostes

O Papa Francisco lamentou o ataque à igreja católica na Nigéria, rezando pelas vítimas que foram “dolorosamente atacadas num momento de celebração”.

31 maio 2022

Notícia

A. Os perigos de definir o Papa Francisco como o “líder moral do mundo”

O programa do Papa jesuíta é radicalmente humano e intensamente relacional em demasia para ser relegado à noção muitas vezes incompreendida e mal utilizada de “moralidade”.

EPA

16 maio 2022

Notícia

A. Igreja canonizou dez novos santos

Na cerimónia no Vaticano, Papa Francisco destacou que “a santidade não se faz de alguns gestos heroicos, mas de muito amor diário”.

RR

12 abril 2022

A. Comissão sobre abusos de menores na Igreja recebeu 290 queixas

16 casos foram enviados ao Ministério Público. O relatório sobre apuramento de testemunhos e denúncias de casos de abuso deverá ser apresentado até ao final do ano.

22 março 2022

Notícia

A. Qual é o lugar das Igrejas cristãs na construção da paz?

Comunidade da Capela do Rato, em Lisboa, organiza debate no dia 30 de Março.

Vatican Media

25 janeiro 2022

A. Francisco pede aproximação entre Igrejas cristãs

A celebração na Basílica de São Paulo Fora dos Muros marcou o encerramento da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos.

10 janeiro 2022

Notícia

A. “Dar voz ao silêncio” é o mote da comissão sobre abusos de menores na Igreja

O organismo apela a todos os órgãos de comunicação social, bem como a todas as entidades públicas e privadas incluindo a Igreja, que “adiram à missão de ‘Dar Voz ao Silêncio’ a vítimas de abuso sexual na Igreja Católica Portuguesa”.

10 janeiro 2022

Notícia

A. Francisco afirma que “oração dá oxigénio à vida”

Para o Papa, a oração não serve, no entanto, como “caminho de fuga” nem como “rito mágico ou uma repetição de cantilenas, aprendidas de cor”.