Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 13 Nov 2017
“Do Clique ao Toque” regressa para a terceira edição
No encontro serão apresentadas diversas "propostas de utilização dos recursos digitais para a educação e evangelização".

O encontro “Do Clique ao Toque” está de regresso para a terceira edição, com um olhar sobre os recursos digitais e o seu papel na educação e evangelização. O evento realiza-se no dia 27 de Janeiro, na Universidade Católica Portuguesa em Braga (Campus Camões), entre as 8h30 e as 18h30.

O encontro contempla conferências e workshops que congregam “alguns investigadores, algumas práticas e, acima de tudo, propostas de utilização dos recursos digitais para a educação e evangelização”, explica o coordenador do evento, cónego Luís Miguel Rodrigues.

“Nesta edição temos três conferências. A primeira é de cariz mais prático, com o Miguel Neto a falar sobre os desafios teológicos das sociedade em rede. Na segunda conferência da manhã temos a professora Filipa Seabra, da Universidade Aberta, que nos vai falar sobre a aprendizagem informal e como é que essa aprendizagem acontece. Ao fim do dia temos a conferência do professor Gabriel Andrade e da professora Patrícia Dias sobre a utilização efectiva que os católicos fazem das novas aplicações para o telemóvel. Estes são os três momentos reflexivos”, revela o responsável.

Para além das conferências, haverá uma mostra dos alunos de mestrado em Ciências Religiosas, onde será feita a demonstração dos recursos que têm vindo a produzir, e ainda sete workshops relacionados com a aprendizagem formal e informal, em que os participantes poderão “aprender a fazer”.

Nesta terceira edição, assinala o coordenador, há uma novidade no que diz respeito à utilização dos “novos media” nos processos de aprendizagem, uma vez que estão a “emergir na área da educação”. “Desde a primeira edição houve uma grande evolução neste sentido”, refere.

Tendo em conta que o foco estará também na educação informal, o cónego Luís Miguel considera que os temas têm interesse para quem recorre à internet na procura de recursos educativos/de aprendizagem. A participação estende-se, por isso, a “qualquer pessoa que tenha uma preocupação educativa, quer seja professor, animador de algum grupo, pai ou mãe”, explica.

Os custos de participação variam entre os 10€ e os 25€, com um valor adicional de 5€ para quem desejar acreditação. As inscrições já estão abertas e podem realizar-se aqui.

Programa detalhado

08h30 Abertura do Secretariado

09h00 “Desafios da cultura mediática para a educação”
Pe. Miguel Neto, Director do Gabinete de Informação da Diocese do Algarve

10h00 Coffee break

10h30 “A aprendizagem informal”
Filipa Seabra, Universidade Aberta

11h30 “Oportunidades e desafios para catequistas, professores e alunos de EMRC”
Mostra de projetos de alunos do MCR da UCP

12h30 Almoço

14h00 - 16h30 Workshops
Aprendizagem Formal:
• “Promover a Literacia digital através de dispositivos móveis: desafios e oportunidades”
Adelina Moura, Agrupamento de Escolas Carlos Amarante, Braga

• “Apps para jogar e envolver os alunos na aprendizagem”
Hugo Martins, Agrupamento de Escolas Pintor José de Brito, Viana do Castelo

• “Gamificar a aprendizagem: o que é? Como se faz?”
Inês Araújo, Universidade de Coimbra - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação

• “A EMRC e as novas tecnologias - Portal Educris”
Ismael Guedes, Professor de EMRC no Colégio Pedro Arrupe

Aprendizagem Informal:
• “Clica e reza: apps para aprender a rezar”
Rita Fernandes, Diretora do Centro Académico de Braga

• “Facebook na evangelização”
L. M. Figueiredo Rodrigues, Universidade Católica Portuguesa, Braga

• “A Catequese e as novas tecnologias - Portal Educris”
Pedro Quintans, Professor de EMRC, Coordenador do Departamento de Comunicação SNEC

16h30 Coffee break

17h00 “Católicos on-the-go: Apps para Comunicação, Informação e Oração”
José Gabriel Andrade - Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais - UCP;
Patrícia Dias - Faculdade de Ciências Humanas – UCP