14 março 2018

Arciprestado de Braga acolhe Semana de Oração pelas Vocações

Fotografia DR

DACS

O "ponto alto" das celebrações é no dia 21 de Abril, com uma "Tarde Vocacional" no Santuário do Bom Jesus do Monte.

“Escutar, discernir, viver a chamada do Senhor” é o tema da Semana de Oração pelas Vocações na Arquidiocese de Braga, que decorre entre os dias 15 e 22 de Abril. As diversas iniciativas traçadas pelo Departamento de Pastoral para as Vocações da Arquidiocese de Braga vão realizar-se no arciprestado de Braga, que este ano foi o escolhido para acolher as actividades.

Com diversas dinâmicas de preparação e vivência da Semana de Oração pelas Vocações, o  “ponto alto” do programa, refere a organização, é no dia 21 de Abril, com uma Tarde Vocacional – entre as 15h e as 19h – a decorrer no Santuário do Bom Jesus do Monte, que contempla um conjunto de actividades e dinâmicas. Esta iniciativa destina-se não só aos grupos de jovens das comunidades do arciprestado bracarense, mas também a todos aqueles que visitem o Santuário nesse dia, que serão desafiados a “reflectir e a rezar a sua própria vocação”.

Para preparar a Semana de Oração será apresentada, já no próximo Sábado, dia 17 de Março, a peça "Job que gritas em mim”, do Grupo de Teatro S. João Bosco, constituído por seminaristas da Arquidiocese, que surge no contexto de uma dinâmica vocacional.

Já no dia 20 de Abril, iniciada a Semana de Oração pelas Vocações, a Sé Catedral vai acolher, pelas 21h15, uma Vigília de Oração, presidida pelo Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga.

Nos fins-de-semana que iniciam e encerram a Semana de Oração, ou seja, dias 14 e 15 e dias 21 e 22 de Abril, o Departamento de Pastoral para as Vocações e os Seminários da Arquidiocese estarão presentes nas comunidades paroquiais do arciprestado, nomeadamente nas celebrações, nos encontros de catequese da adolescência e dos grupos de jovens. Já ao longo da semana, entre os dias 16 e 20 de Abril, será a vez da Escola Dr. Francisco Sanches e do Colégio D. Diogo Sousa acolherem o grupo, que irá interpelar aqueles que se encontrarem em fase de discernimento vocacional.

Ao longo de toda a semana (15 a 22 de Abril) o Departamento de Pastoral para as Vocações vai ainda dinamizar diariamente uma página do jornal Diário do Minho.