Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
16 Ago 2018
Programa Pastoral 2018+19
Programa e calendário pastorais para o ano 2018+19

O plano pastoral em curso prevê, para este segundo ano, «ser esperança» na perspetiva comunitária: «tecer comunidades onde todos se sintam acolhidos». A recente proposta do Papa Francisco, concretizada pela Conferência Episcopal Portuguesa num Ano Missionário, fez-nos acrescentar a temática: «e motivados à missão». Na verdade, não se trata de um acrescento, mas de um completo essencial à vida pessoal e comunitária, na linha das indicações sugeridas pelo Papa: uma conversão pastoral com uma clara opção missionária. «Eu sou uma missão nesta terra» (EG 273)!

No presente ano propomo-nos assumir o sonho de «uma opção missionária capaz de transformar tudo, para que os costumes, os estilos, os horários, a linguagem e toda a estrutura eclesial se tornem um canal proporcionado mais à evangelização do mundo atual que à autopreservação» (EG 27). Gerar uma comunidade semeadora de esperança é passar duma pastoral de manutenção a uma pastoral missionária.

A intenção é viver um processo de conversão que ajude cada pessoa e cada comunidade a entender que, mais do que ter uma missão, cada um/a é uma missão. Cada pessoa e cada comunidade é chamada a refletir sobre esta realidade: eu sou uma missão (cf. Mensagem para o Dia Mundial das Missões, 21 de outubro de 2018).

» Programa Pastoral 2018+19

Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social