Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
23 Mai 2019
Faleceu o Mons. Manuel Ferreira de Araújo
A missa exequial será celebrada Sábado, 25 de Maio, às 10 horas, na igreja paroquial de Caxinas, indo depois a sepultar em Macieira de Rates.

Faleceu o Monsenhor Manuel Ferreira de Araújo, com 76 anos de idade.

Nascido a 2 de Novembro de 1942, em Macieira de Rates, Barcelos, foi ordenado sacerdote a 15 de Agosto de 1967, sendo logo nomeado capelão na Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde.

Entre Novembro de 1982 e Dezembro de 1988 foi secretário na Comissão Arquidiocesana para as Vocações, Ministérios e Missões, assim como na Comissão Episcopal do Clero, Seminário e Vocações. A 3 de Outubro de 1985 foi também nomeado vigário episcopal (adjunto) no Apostolado dos Leigos e delegado episcopal no Departamento para o Diaconado Permanente.

Ainda entre 11 de Setembro de 1986 e 8 de Agosto de 1987 foi membro da Comissão Arquidiocesana para a Educação Cristã e responsável pelo Departamento para as Escolas de Ensino Primário. A 8 de Agosto de 1987 passou a servir como secretário na Comissão Arquidiocesana para a Educação Cristã e secretário do Departamento para as Escolas de Ensino Primário do Secretariado Arquidiocesano da Educação Cristã. A 27 de Novembro de 1989 foi renomeado vigário episcopal no Apostolado dos Leigos.

Entre 8 de Agosto de 1993 e 18 de Julho de 2004 foi pároco de Barcelos (Santa Maria Maior), paróquia a que está anexado o título de Dom Prior da Colegiada. Nesse tempo, entre 23 de Novembro de 1993 e 31 de Dezembro de 2003, foi também arcipreste de Barcelos.

A 18 de Julho de 2004 foi nomeado pároco de Nossa Senhora da Lapa, no arciprestado de Vila do Conde/Póvoa de Varzim, paróquia em que ficou até 16 de Julho de 2006.

Era, desde essa data, colaborador nas paróquias de Caxinas (Nosso Senhor dos Navegantes) e Vila do Conde (São João Baptista), no arciprestado de Vila do Conde/Póvoa de Varzim.

A Arquidiocese de Braga une-se agora em oração e agradece a Deus pelo seu ministério sacerdotal e pelo dom da sua vida.

Paz à sua alma!

Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social