Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 6 Jul 2019
Beato Bartolomeu dos Mártires já é Santo
Decisão do Papa Francisco foi hoje anunciada pela Santa Sé. No dia 10 de Novembro acontece a leitura solene do decreto de canonização.

Actualização: No dia 10 de Novembro, início da Semana dos Seminários, terá lugar a leitura solene do Decreto de canonização através do qual o Papa Francisco inscreveu Frei Bartolomeu dos Mártires no catálogo dos Santos.

O Papa Francisco alargou hoje o culto litúrgico ao Beato Bartolomeu dos Mártires a toda a Igreja e declarou a sua inscrição no catálogo de Santos. A notícia foi anunciada há poucos minutos pela Santa Sé e publicada online.

A decisão foi tomada ontem, durante a audiência com Angelo Becciu, Prefeito da Congregação para a Causa dos Santos.

"Durante a Audiência, o Sumo Pontífice aprovou os votos favoráveis dos Eminentíssimos e Excelentíssimos membros da Congregação e ampliou o culto litúrgico em homenagem ao Beato Bartolomeo dei Martiri à Igreja Universal, da Ordem dos Frades Pregadores do Arcebispado de Braga, nascido em Lisboa (Portugal) a 3 de Maio de 1514 e falecido em Viana do Castelo (Portugal) a 16 de Julho de 1590, inscrevendo-o no catálogo de Santos", pode ler-se no site da Santa Sé.

No passado dia 20 de Janeiro, o Papa Francisco, em audiência à Congregação para a Causa dos Santos, tinha concedido a autorização necessária à dispensa do milagre formalmente demonstrado para a declaração de santidade do Beato Bartolomeu dos Mártires.

Bartolomeu dos Mártires foi declarado Venerável a 23 de Março de 1845, pelo Papa Gregório XVI e Beato, a 4 de Novembro de 2001, pelo Papa João Paulo II.

A 5 de Fevereiro de 2015, D. Jorge Ortiga entregou, em mãos, ao Papa Francisco um dossier sobre a vida do antigo arcebispo de Braga e formulou o pedido de canonização equipolente (dispensa do milagre).

Documentos para Download
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social