Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 9 Fev 2016
Bartolomeu dos Mártires será declarado santo
Papa Francisco dispensou a necessidade de um milagre formalmente demonstrado
  © Arquidiocese de Braga

O Papa Francisco concedeu, no passado dia 20 de Janeiro, em audiência à Congregação para a Causa dos Santos, a autorização necessária à dispensa do milagre formalmente demonstrado para a declaração de santidade do Beato Bartolomeu dos Mártires.

Este passo significativo permitirá, após o cumprimento de alguns procedimentos, a conclusão do processo de canonização e a declaração pública da santidade de Bartolomeu dos Mártires, antigo arcebispo de Braga e figura de referência do Concílio de Trento.

D. Jorge Ortiga, numa nota pública, afirmou que esta notícia foi acolhida «como um novo estímulo para a caminhada arquidiocesana de conversão pessoal e pastoral» e reconheceu em Bartolomeu dos Mártires «um companheiro de viagem que abre novos horizontes» no caminho da nova evangelização.

Segundo a mesma nota, confirma-se para breve a colocação de uma estátua do Frei Bartolomeu no Largo de Santiago, junto à Igreja de S. Paulo.

Bartolomeu dos Mártires foi declarado Venerável, a 23 de Março de 1845, pelo Papa Gregório XVI e Beato, a 4 de Novembro de 2001, pelo Papa João Paulo II.

A 5 de Fevereiro de 2015, D. Jorge Ortiga entregou, em mãos, ao Papa Francisco um dossier sobre a vida do antigo arcebispo de Braga e formulou o pedido de canonização equipolente (dispensa do milagre). Com a actual dispensa do milagre, o processo de canonização entra numa fase conclusiva e, posteriormente, será anunciada a data de canonização.

Palavras-Chave:
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social