Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 10 Jul 2019
Mosteiro de Tibães celebra S. Bento
Tarde conta com a inauguração de uma exposição, tertúlia e convívio. Dia termina com Ofício de Vésperas e eucaristia.
  © DR

O Mosteiro de São Martinho de Tibães/DRCN, em colaboração com a Associação dos Antigos Alunos do Mosteiro de Singeverga e a paróquia de Mire de Tibães, irá promover a comemoração do Dia de são Bento no dia 13 de Julho, sábado, a partir das 15h00.

O programa começa com a inauguração de uma exposição sobre São Bento, com 24 painéis pintados pelo monge e artista beneditino Fr. Paulino de Castro. A abertura da mostra será guiada por José Alberto Marques, antigo aluno do colégio beneditino de Lamego e profundo conhecedor da obra artística de Fr. Paulino.

A exposição contempla também um conjunto de pintura de iconografia cristã, de Tânia Pires, e alguns poemas do venerável monge Fr. Bernardo de Vasconcelos.

A mostra estará patente até dia 28 de Julho.

Pelas 15h30 é a vez de Carlos Aguiar Gomes proferir uma comunicação sobre a espiritualidade beneditina intitulada: “Stella matutina in médio nebulae” (Estrela da manhã no meio da neblina).

Carlos Aguiar é Mesário da Irmandade de S. Bento da Porta Aberta e director do seu boletim mensal. É também colunista no Diário do Minho e colaborador da Rádio Renascença.

Às 16h00 acontece o debate e convívio dos antigos alunos de Singeverga, iniciativa que deverá perdurar até às até às 18h00 quando, na igreja do Mosteiro de Tibães, será celebrado Ofício de Vésperas seguido de missa, com a participação da Schola Cantorum, de Cedofeita, Porto.

Palavras-Chave:
Mosteiro de Tibães  •  S. Bento  •  Celebração  •  Convívio  •  Debate