Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS com EMLSF | 12 Set 2019
Sete boas razões para as crianças aprenderem a cantar
Grupo “Pueri Cantores São Frutuoso” tem inscrições abertas.

O grupo “Pueri Cantores São Frutuoso” já tem inscrições abertas para as crianças e adolescentes dos 6 aos 16 anos que queiram aprender a cantar.

O desafio parte da Escola de Música Litúrgica São Frutuoso (EMLSF), que integra a Escola Arquidiocesana de Ministérios, é gerida pelo Departamento Arquidiocesano para a Música Sacra e está sediada em Braga, na Paróquia de Real.

"O Grupo Pueri Cantores São Frutuoso pretende oferecer às comunidades cristãs e aos pais das crianças dos 6 aos 16 anos de idade um recurso educativo favorecendo o seu crescimento humano e espiritual pela prática do canto coral litúrgico e sacro", pode ler-se no folheto informativo da EMLSF.

As aulas decorrem nas instalações da Paróquia de Real, ao Sábado, das 09h45 às 12h00 e compreendem uma aula de solfejo vocal e outra de Canto Coral. Os alunos também podem inscrever-se nas aulas individuais de diversos instrumentos em horário a combinar com os professores.

7 boas razões para as crianças aprenderem a cantar,
por William Byrd

1. A prática do canto agrada à natureza e é óptima para manter uma boa saúde quer física quer mental.

2. Reforça todas as partes do aparelho respiratório e desimpede as suas vias.

3. É um remédio especialmente eficaz para todos os problemas relacionados com a fala.

4. É a melhor maneira de aperfeiçoar a pronúncia e chegar a ser um bom orador.

5. É a única maneira de saber se temos o dom de uma voz de excepção e assim pôr a render esse dom que Deus nos poderá ter dado.

6. Não há nenhum instrumento comparável à beleza da voz humana.

7. Quanto melhor for a voz humana mais apropriada se torna servir e honrar Deus com ela, sendo este o fim primordial com que se deve usar a voz.

Benefícios da prática coral litúrgica

1. Através do canto aprende-se a controlar a postura, a respiração e a produção sonora do corpo. Quando a criança canta, ela deve, antes de mais, escutar. Ela aprende não somente a coordenar o ouvido e a voz, mas também os seus gestos.

2. Quando as crianças cantam em coro, elas aprendem a cantar em diálogo e coordenação com os outros, a ouviremse a si próprias e mutuamente para assim ajustar os quatro parâmetros da música: altura, intensidade, duração e timbre. Elas aprendem que ninguém é autossuficiente. Através desta aprendizagem do espírito coletivo, as crianças são conduzidas a respeitar as pessoas, os objetos e os espaços.

3. A prática do canto coral é uma escola de perseverança. As crianças aprendem a voltar às coisas inúmeras vezes com o objetivo de melhorar os pequenos detalhes técnicos e de interpretação. Elas descobrem que a falta de assiduidade desestabiliza toda a equipa de trabalho. O rigor, a fidelidade e a exigência tornam-se imperativos do dia a dia e as crianças aprendem o gosto pelo esforço sentindo os resultados desse esforço.

4. O canto coral nos Pueri Cantores São Frutuoso é uma oportunidade para as crianças descobrirem músicas de diversas épocas desde o canto gregoriano até à música contemporânea e assim enriquecerem a sua sensibilidade e cultura frequentando as obras dos grandes compositores.

5. Num tempo em que tudo é mensurável, o canto coral abre o espírito das crianças à beleza graciosa.

6. Pela frequentação do canto coral litúrgico, as crianças aprofundam a fé cristã pela arte e pela poesia. O canto ajuda a memorização dos mais importantes textos litúrgicos e associa à beleza e ao valor espiritual dos textos a beleza das melodias. As crianças obtêm um melhor conhecimento da liturgia podendo assim tirar dela maior e melhor fruto.

7. Começando de tenra idade a exercitar-se na liturgia e na música, poderão ser, mais tarde, elementos importantes na pastoral litúrgica das paróquias. Para além dos Pueri Cantores São Frutuoso, a Escola Arquidiocesana de Música Litúrgica São Frutuoso oferece vários percursos formativos em música litúrgica para jovens e adultos: órgão, canto, música na liturgia, canto gregoriano e muitos outros instrumentos para além da Schola Cantorum São Frutuoso.

Documentos para Download
Palavras-Chave: