Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 26 Nov 2019
Seminários Arquidiocesanos organizam “Pro-vocação! – Porque não?”
Iniciativa acontece no próximo Sábado, pelas 21h00, no centro catequético da paróquia de Santa Maria de Prado.

Os Seminários Arquidiocesanos e o Arciprestado de Vila Verde promovem, no dia 30 de Novembro, a realização de um painel vocacional intitulado “Pro-vocação! – Porque não?”

A iniciativa acontece no contexto da Semana de Oração pelos Seminários, subordinada ao tema “O Senhor não pensa apenas naquilo que tu és, mas em tudo aquilo que poderás chegar a ser”, inspirado na Exortação Apostólica Pós-Sinodal Christus Vivit.

Este ano a Semana concentra-se no Arciprestado de Vila Verde onde, ao longo de todo o Ano Pastoral serão desenvolvidas diversas atividades – projeção de um filme, encontro de acólitos, peça de teatro, encontro de catequistas, encontro com os ministros extraordinários da comunhão, encontro de coros – em conjunto com os Seminários Arquidiocesanos.

O objetivo das atividades é "recordar que toda a pastoral da igreja tem um objetivo vocacional e onde a proposta da vocação sacerdotal tem o seu lugar, como sempre aconteceu", referem os Seminários.

O painel irá contar com a presença de um casal, Helena e António Rodrigues, pais de um seminarista, do jovem Fábio Pereira que, na sua caminhada de vida, encontrou no pré-seminário uma provocação no seu processo de discernimento vocacional, enveredando, mais tarde, pelo sacramento do matrimónio, e por um sacerdote, o Pe. Rúben Cruz, formador no Seminário de Nossa Senhora da Conceição, que falará do seu percurso do discernimento vocacional, reforçando a importância da comunidade seminário e comunidade paroquial no despertar e acompanhar desta proposta de vida.

A mesa será moderada pelo Cónego Vítor Novais, Reitor do Seminário Conciliar.

"Esta conversa promete concretizar, na alegria, na honesta clareza dos intervenientes, nas experiencias e sentimentos que surgirão, um ótimo serão de pro-vocação, onde todos nos corresponsabilizamos na proposta da vocação sacerdotal como um caminho possível e normal, onde a pergunta «porque não?» ocupará o pensamento e oração de todos os que quiserem estar presente neste painel que acontecerá no próximo sábado, pelas 21h00, no centro catequético da paróquia de Santa Maria de Prado", concluem os Seminários Arquidiocesanos.

Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social

P. Paulo Alexandre Terroso Silva