Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS com Agência Ecclesia | 30 Nov 2020
Vaticano lança campanha ecológica para preparar o Natal
O Movimento Católico Global pelo Clima propõe um Calendário de Advento diferente.
  © Luca Bravo/Unsplash

O Vaticano lançou esta segunda-feira uma campanha de Advento com preocupações ecológicas e de justiça social. Numa clara inspiração na encíclica Laudato Si’ do Papa Francisco, foram criadas orações pelos sete Objectivos da Laudato Si’.

O Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral sublinha que os católicos são desafiados a “introduzir a esperança de Cristo” na sociedade através das suas acções: Como pessoas de fé, vemos na economia uma forma de construir um futuro mais integral. Juntos, pedimos ao Senhor que nos una para construir um mundo mais justo, sem deixar ninguém para trás”.

As orações, uma para cada dia da semana, evocam grupos particulares de comunidades e os seus esforços para se tornarem “totalmente sustentáveis, no espírito da ecologia integral”.

As propostas do Vaticano apelam a um “estilo de vida simples”, à aposta na educação e na solidariedade, criando “comunidades de acção participativa para lutar por um presente e futuro melhor para todos.

A Laudato Si’ inspira preocupações ligadas à criação de “energia limpa”, com comunidades e lideranças empenhadas nesta causa, com atenção aos mais pobres e propostas de “novos modelos de desenvolvimento integral”.

A iniciativa conta com o apoio do Movimento Católico Global pelo Clima, que convida todos a partilhar iniciativas do Advento, com a hashtag #AdventoDeEsperança, no Facebook, Twitter e Instagram.

O Movimento propõe um Calendário de Advento diferente, com sugestões de oração e acções concretas junto da natureza ou de solidariedade.

Palavras-Chave:
Laudato Si’  •  Advento  •  oração