19 abril 2013

JORNADAS TEOLÓGICAS EM DESTAQUE NO "SER IGREJA"

Departamento Arquidiocesano de Comunicação Social

A XXV edição das Jornadas Teológicas subordinadas, este ano, à reflexão acerca do lugar dos leigos na Igreja e no mundo, é o destaque do magazine semanal da Arquidiocese de Braga, transmitido esta noite na Rádio Sim.

Esta iniciativa, promovida pela revista "Cenáculo" e pela Associação de Estudantes da Faculdade de Teologia, vai decorrer entre os dias 22 e 24 de abril na já referida faculdade.

Em entrevista ao programa “Ser Igreja”, João Duque, diretor da Faculdade de Teologia de Braga, referiu que, em virtude das comemorações dos 50 anos do Concílio Vaticano II, foi resolvido concentrar esta semana «numa das traves mestras» saídas deste magno encontro eclesial.

Para este teólogo e leigo, é necessário «reconhecer que grandes passos se deram depois do Concílio no que ao papel dos leigos diz respeito», sublinhando que, «do ponto de vista da mentalidade teórica», o papel dos leigos «está perfeitamente assumido».

Já quanto ao funcionamento do papel dos leigos nas comunidades, João Duque tem uma opinião divergente, garantindo que «há ainda muito caminho a percorrer».

Recordando que, no que à aplicação do Vaticano II diz respeito «há um centralismo excessivo na questão da celebração eucarística», João Duque referiu que é necessário atentar também na «intervenção dos cristãos no mundo».

«Temos que enfrentar a indiferença religiosa com um certo ativismo», confessou.
Salientando que o Vaticano II «foi um concílio que explorou a vocação fundamental de todo o cristão», o também presidente do Centro Regional de Braga da Universidade Católica, garantiu que o concílio «colocou um assento muito específico na atividade do leigo».
Numa entrevista conduzida por Carlos Aguiar Gomes, o responsável da Faculdade de Teologia bracarense reconheceu ainda que «a Igreja tem que se apresentar ao mundo de um modo unitário», recordando que deve existir «maior proximidade entre o trabalho laical e os ministros ordenados».
Recorde-se que estas jornadas, que vão realizar-se diariamente a partir das 21h30, vão ter como convidados, entre outros, Francisco Sarsfield Cabral e D. António Marcelino.
Esta entrevista pode ser ouvida na íntegra hoje, a partir das 23h00, na Rádio Sim (frequência  101.1) ou no canal de vídeos da Arquidiocese de Braga, disponibilizado no seu portal on-line.