Arquidiocese de Braga -

31 maio 2013

SENHORA DO SAMEIRO DESCE A BRAGA

Fotografia

Departamento Arquidiocesano de Comunicação Social

A imagem de Nossa Senhora do Sameiro, venerada no altar-mor da basílica homónima, vai descer esta noite à cidade de Braga, para dar início às celebrações solenes dos 150 anos da fundação do santuário.

\n

A imagem de Nossa Senhora do Sameiro, venerada no altar-mor da basílica homónima, vai descer esta noite à cidade de Braga, para dar início às celebrações solenes dos 150 anos da fundação do santuário.

Esta cerimónia, que se realiza no dia em que a Igreja celebra a Visitação de Nossa Senhora, vai ter como ponto de partida o rossio da Sé, pelas 21h30, onde vai ser recebido o andor transportando a imagem de Nossa Senhora do Sameiro. Nesse momento, vão ser interpretados alguns temas marianos por intermédio do Orfeão de Braga, grupo coral de Nossa Senhora do Sameiro, grupo coral de Dume, grupo coral “Alegre Mensagem” e o grupo coral de S. Vicente. Segue-se uma breve alocução pelo cónego José Paulo Abreu, presidente da Confraria do Sameiro.

A imagem mariana, que já não descia à cidade desde as comemorações do centenário da coroação, que decorreram em 2004, vai ser conduzida numa procissão de velas em direção à igreja do Pópulo.

A imagem de Nossa Senhora vai ficar alojada nesta igreja bracarense até domingo, dia em que se vai realizar a habitual peregrinação arquidiocesana ao Sameiro, que este ano coincide com a solenidade do Corpo de Deus.

A peregrinação arquidiocesana, que tem início marcado para as 07h00, tem, este ano, como ponto de partida a igreja do Pópulo, seguindo depois o itinerário habitual até ao Sameiro. À chegada ao santuário vai decorrer a missa campal, presidida pelo Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga.

O facto da igreja do Pópulo ter sido escolhida como ponto de partida refere-se ao facto da imagem de Nossa Senhora do Sameiro, concebida pelo italiano Eugenio Maocegnali no ano de 1876, ter estado exposta à devoção dos fiéis, durante dois anos, neste templo da cidade, enquanto eram terminadas as obras da igreja do Sameiro.

Para além desta procissão e da peregrinação arquidiocesana, no dia 15 de junho, pelas 21h30, realiza-se um concerto comemorativo dos 150 anos do santuário, que vai contar com a participação já confirmada dos grupos corais Magistrói, Vinhós e S. Joao Batista de Vila do Conde. No final vai ter lugar uma sessão de fogo de artifício.

No dia 16 de junho, pelas 15h30, o programa decorre com uma procissão desde a rotunda do Papa, seguida de uma eucaristia solene na cripta.