Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
Departamento Arquidiocesano de Comunicação Social | 14 Out 2013
GUIMARÃES: "A FÉ QUE IM'PORTA" NA BASÍLICA DO TOURAL
A basílica de S. Pedro do Toural, situada em pleno coração da cidade de Guimarães, vai assinalar a entrada no novo ano pastoral e o encerramento do Ano da Fé esta quarta-feira, com uma iniciativa intitulada “A Fé que imPorta”.

Numa celebração que integra quase 13 horas de adoração, pretende-se também assinalar o dia em que a Igreja celebra a memória de Santa Margarida Maria.

O lausperene inicia-se às 10h00 e termina apenas pelas 22h00, integrando diferentes momentos de celebração.

A partir das 15h00 conta com a presença do padre Dário Pedroso, sacerdote jesuíta que vai orientar um tempo de meditação e catequese sob o mote “Coração em fogo”. Pelas 22h00 tem lugar a Bênção do Santíssimo Sacramento, seguida de Eucaristia festiva.

A iniciativa, que decorre no interior da basílica, está aberta a todos os que pretendam participar, crentes ou não crentes, cristãos mais convictos ou menos convictos.

Recorde-se que Santa Margarida Maria Alacoque é a principal protagonista da história da devoção moderna ao Sagrado Coração de Jesus. Nasceu em 1647 na Borgonha, em França, tendo-se tornado religiosa da Visitação na localidade de Paray-le-Monial.

Após diversas visitas místicas do Sagrado Coração de Jesus, Santa Margarida Maria conseguiu instituir a devoção das primeiras sextas-feiras, tendo como auxiliar o padre jesuíta Cláudio la Colombière.

Esta religiosa francesa faleceu a 17 de outubro de 1690, tendo sido canonizada em 1920 pelo Papa Bento XV. A sua memória litúrgica é assinalada pela Igreja a 16 de outubro.

Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social

P. Paulo Alexandre Terroso Silva