3 dezembro 2013

FALECEU D. ANTÓNIO DIAS

Fotografia

Faleceu D. António Dinis, Bispo de Itumbiara (Brasil), natural de Oliveira S. Mateus, Famalicão.

Faleceu no passado Domingo, no Brasil, D. António Lino da Silva Dinis, Bispo da Diocese de Itumbiara, Estado de Goiás, que era natural da freguesia de Oliveira S. Mateus, Vila Nova de Famalicão, e foi ordenado como padre da Arquidiocese de Braga.

D. António Lino da Silva Dinis nasceu a 22 de fevereiro de 1943, frequentou os Seminários Arquidiocesanos de Braga e foi ordenado padre em 15 de agosto de 1966, em Braga. A convite do então Bispo Diocesano de Sete Lagoas (Minas Gerais), D. Daniel Tavares, foi enviado para o Brasil em fevereiro 1967. Chegado ao Brasil foi nomeado Vigário Paroquial e, em dezembro de 1968, pároco da Catedral de Santo

António em Sete Lagoas, onde permaneceu até agosto de 1988. Nesse período introduziu na Diocese o Movimento de Emaús e Pastoral de Juventude, Cursilhos de Cristandade e Encontro de Casais com Cristo. Entre 1977 e 1978 frequentou em Roma um curso de espiritualidade sacerdotal. De 1978 a 1988 foi diretor espiritual no Seminário Diocesano São Pio X, em Sete Lagoas. Em 1988 voltou à Arquidiocese de Braga, sendo nomeado pároco de Areias e Lama, duas paróquias de Santo Tirso.

Em setembro de 1991, retornou à Diocese de Sete Lagoas, sendo encarregado de iniciar a formação da paróquia de São Pedro, onde foi pároco e também capelão da Santa Casa de Nossa Senhora das Graças. Em dezembro de 1994 foi nomeado reitor do Seminário Maior São Pio X. Foi diretor Espiritual do Movimento de Encontro de Casais com Cristo no Regional Leste 2. A Ordenação Episcopal aconteceu em 1 de maio de 1999, em Sete Lagoas, Minas Gerais, tendo tomado por lema: “In Omnibus Christus” (Col. 3,11). O Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, participou na ordenação. O funeral de D. António Lino da Silva Dinis realiza--se amanhã. Na impossibilidade de D. Jorge Ortiga participar nas exéquias, será celebrada eucaristia de 7.º dia na Sé Catedral no dia 5 de de dezembro, Festa de S. Geraldo, às 17h30.

Diário do Minho