3 abril 2014

D. JORGE ORTIGA PEDE ANÚNCIO E TESTEMUNHO DA PALAVRA DE DEUS

Fotografia

O Arcebispo de Braga realçou, ontem à noite, que os cristãos crismados devem ter a responsabilidade não só de testemunhar, mas também de anunciar a Palavra de Jesus Cristo e de colocar os seus dons ao serviço da Igreja e da sociedade. D. Jorge Ortiga fez

O Arcebispo de Braga realçou, ontem à noite, que os cristãos crismados devem ter a responsabilidade não só de  testemunhar, mas também de anunciar a Palavra de Jesus Cristo e de colocar os seus dons ao serviço da Igreja e da sociedade.

D. Jorge Ortiga fez este sublinhado na conferência quaresmal que proferiu, na igreja de S. Lázaro, em Braga, sobre o Sacramento da Confirmação.

«Era importante que os cristãos reconhecessem estes dois efeitos que deveriam acontecer: o efeito do testemunho silencioso e do anúncio falado de Cristo, mas também a responsabilidade de colocar os dons da sua vida, nas variedades das suas qualidades, ao serviço da Igreja e da sociedade», insistiu.

Nas visitas pastorais realizadas anualmente na Arquidiocese, o Arcebispo e os bispos auxiliares confirmam cerca de seis mil cristãos e muitas vezes interrogam-se sobre o resultado da celebração deste Sacramento.

Neste diálogo de proximidade com os fiéis presentes na igreja de S. Lázaro, o prelado recordou o significado do Crisma, Sacramento através do qual o cristão recebe o Espírito Santo para com Ele «realizar todo um testemunho e anúncio da Palavra de Deus».

«O Sacramento da Confirmação faz com que o cristão seja um testemunho verdadeiro e autêntico de Cristo e ao mesmo tempo, com a sua vida, um anúncio da realidade de Deus. E é esta responsabilidade que hoje o cristão deve ter para que o Sacramento da Confirmação não seja celebrado em vão», explicou.

Neste encontro, o Arcebispo realçou ainda que é «fundamental» uma intervenção «mais ativa» dos cristãos na «renovação» da Igreja, mas também da sociedade, e, citando uma passagem de S. Paulo, pediu que cada um coloque os seus  dons ao serviço «sem timidez, sem ambiguidades, sem medo e sem vergonha» para que tenhamos uma sociedade «mais humana e mais fraterna».

Esta conferência quaresmal, na igreja de S. Lázaro, foi a penúltima de uma série de quatro programadas pela Arquidiocese para ajudar os crentes neste período de preparação para a Páscoa. A última conferência quaresmal é sobre a Eucaristia e terá lugar na igreja de S. Vencente, no dia 9 de abril (21h00).

DM, 3 de Abril de 2014